Tamanho do texto

Dia 16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Confira 25 receitas para participar da comemoração

O Dia Mundial do  Pão é comemorado no dia 16 de outubro. A data foi estabelecida com o objetivo de promover a reflexão sobre o alimento tanto para quem faz como para quem come pão. Na verdade, ela coincide com o Dia da Alimentação, e também serve para chamar a atenção para o problema da fome no mundo.

Já faz tempo que o pão está presente nas mesas da humanidade, como acompanhamento, prato principal e também como ritual religioso. Há registros de pão a 9000 anos a.C, segundo a Larousse Gastronomique.  A invenção do pão fermentado é creditada aos egípcios que descobriram o levain (fermento natural) meio por acaso, quando um pedaço de massa esquecido foi encontrado dias depois fermentado. Depois, as sociedades só fizeram melhorar o alimento. Os gregos e romanos acrescentaram novos grãos e sabores à massa, enquanto na Idade Média criou-se uma classe de padeiros que fazia pães incrementados com ovos e leite para os ricos e pães nem tão trabalhados para os pobres. 

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O século 17 trouxe novos ingredientes, como o mel, o sal e a cevada. Em 1840, o desenvolvimento de um forno novo que permitia maior controle de temperatura e a expansão rápida da massa contribuiu para o início da tradição da panificação vienense e  todas as suas delícias delicadas que até hoje são queridinhas. De lá para cá quem sabe dominar técnicas e equipamentos e manipular os ingredientes com precisão e criatividade faz pães que podem ser considerados verdadeiras obras de arte.

Quer experimentar fazer o seu? O iG Comida fez uma seleção de 25 receitinhas para todos os gostos. Mas antes confira as dicas de Felipe Abrahão, da Benjamin Abrahão , e de Pedro Calvo, da Santo Pão Boulangerie , para não errar:

- Siga sempre a receita. Padaria tem tudo a ver com precisão.

- Pese tudo antes de começar. Imagina esquecer de colocar um ingrediente ou ter que pegar alguma coisa que faltou com a mão suja de massa?

- Faça uma pré-massa (também conhecida como pézinho ou esponja), usando 10% de farinha, o fermento da receita e um pouco de água e deixe crescer. Ela dá maior maciez ao pão e garante que o fermento está funcionando adequadamente.

- Coloque o sal e o açúcar em etapas separadas do fermento. O sal inibe o fermento biológico e  o açúcar acelera o crescimento.

-  Fique atento com a quantidade de líquido (água, leite,suco ou cerveja). Coloque-o sempre aos poucos. O líquido é o único ingrediente que podemos colocar conforme a necessidade da massa. 

- Sove bem. Um pão feito à mão demora para desenvolver o ponto de véu (indicativo de a massa está pronta para o descanso). Tenha paciência e sove, por no mínimo, 20 minutos. É o glúten desenvolvido nesse processo que faz com que o pão cresça.

- Faça o pão em um ambiente que não esteja muito quente. Assim evita que o pão cresça fora de hora.

- O tempo de descanso é fundamental. Não tente pular etapas. Tenha paciência! Quanto mais tempo um pão fermenta, mais sabor ganha e mais fofo fica. Coloque sempre papel filme envolvendo a massa enquanto ela descança, assim não tem perigo de ressecar.

- Para pães com casca é necessário vapor. No forno de casa, use um borrifador para colocar água na parede do forno. Repita o procedimento de 5 a 10 minutos. Ou faça como Calvo, colocando 10 pedras de gelo na base de ferro do forno.

- Sobrou? Se o pão for um pão de casca mole como o de leite, o brioche e o pão doce, guarde-o em um saco plástico na geladeira. Para pães com casca dura como o francês, a baguete e o italiano, guarde na geladeira em um saco plástico e, ante de consumí-lo, borrife um pouco de água  e umideça a superfície do pão. Leve ao forno à 180º C por cerca de 10 minutos para voltar a crocância.

PÃO DE HAMBÚRGUER E DE CACHORRO QUENTE 
PÃO INTEGRAL COM IOGURTE
PÃO DE FORMA 
PÃO DE MANDIOQUINHA
PÃO ACHATADO COM AZEITE 
PÃO CAMPONÊS DE CENTEIO LIGHT
PÃO ITALIANO 
PÃO PORTUGUÊS 
FOCACCIA
BAGUETE

VEJA MAIS: DEZ PASSOS PARA UM BOM PÃO CASEIRO 

PÃO DE ESPECIARIAS 
PÃO DE BANANA, NOZES E LARANJA 
PÃO DE BANANA FRUTADO 
PÃO DE BANANA COM CHOCOLATE MEIO AMARGO 
PÃO COM GELEIA DE LARANJA 
PÃO ITALIANO COM CHOCOLATE 
PÃO DOCE COM RECHEIO DE CREME 
ROSCA COM CHÁ DE ERVA-DOCE

VEJA TAMBÉM: PÃO DE QUEIJO MINEIRO PASSO A PASSO 

PÃO DE CEBOLA COM CREAM CHEESE 
PÃO DE LINGUIÇA COM ERVA-DOCE 
PÃO RÁPIDO DE ALHO, AZEITONAS E AZEITE 
PÃO DE ALHO 
PÃO DE MANDIOCA NO VAPOR 

VEJA TAMBÉM: PÃO DE BATATA PASSO A PASSO 

LEIA MAIS: À BASE DE PÃO 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.