Tamanho do texto

1º Pub Food Festival escolherá a melhor receita com a bebida

A cada ano, cresce em São Paulo a quantidade de pubs onde os paulistanos e os estrangeiros que vivem por aqui frequentam para tomar um bom “pint” (caneco) de cerveja e beliscar os petiscos típicos da culinária britânica, como as “pies” (tortas) com os mais variados recheios, os “stews” (cozidos) e os “fish & chips” (filés de peixe empanado acompanhados de batata fritas). O termo pub surgiu da abreviação do termo inglês “public house”, ou casa pública. Esses locais tradicionalmente são um ponto de encontro e representam para os povos britânicos mais ou menos o que os botequins significam para o dia a dia dos brasileiros. Aqui em São Paulo há pubs tipicamente ingleses (como The Queen’s Head e o Republic), irlandeses (caso do Dublin e do Finnegan's) e até mesmo australianos (com o Kia Ora).

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Pensando em tornar ainda mais popular esse hábito de fazer um pit stop nos pubs da cidade, dez estabelecimentos da capital se reuniram para apresentar o melhor de sua gastronomia e realizar, entre os dias 1º e 21 de outubro, a primeira edição do Pub Food Festival. Participam do concurso o The Ale House , o All Black , o Charles Edward , o Deep Bar 611 , o Dublin , o Finnegan’s , o Kia Ora , o The Queen’s Head , o Republic e o Rhino .

Durante o festival, o público e um júri especializado vão eleger a melhor comida de pub. Cada casa indica três pratos ou petiscos de seu cardápio para concorrer ao prêmio, e o público vai prová-los nas duas primeiras semanas do mês. Os votos serão recolhidos pelas redes sociais e nos próprios bares para definir o campeão de cada estabelecimento. Os mais votados serão servidos aos jurados em uma grande festa no dia 21 de outubro, no Rhino Pub. Ali será escolhido o grande vencedor. No The Ale House, por exemplo, entre os petiscos que concorrem estão os croquetes de queijo com cerveja; já o All Black vai participar com as asinhas de frango em molho picante, o Kia Ora indica a sheperd's pie (torta de carne moída) e o Finnegan’s serve uma rabada cozida na cerveja Guinness e servida com salada de agrião e batatas coradas.

Como deu para ver, vários dos petiscos e pratos que estão concorrendo são receitas que utilizam a cerveja como ingrediente. O uso culinário dessas bebidas é um costume pouco comum aqui no Brasil, mas que poderia muito bem ser mais difundido. Esses líquidos obtidos a partir da fermentação de grãos como cevada e trigo são excelentes para acrescentar sabores e aromas a carnes, pães, salgadinhos e muito mais – assim como os franceses usam vinho tinto ou branco para o preparo de molhos e outras iguarias.

RECEITAS
FISH AND CHIPS COM CERVEJA DE TRIGO
RABADA COZIDA NA CERVEJA PRETA
BOLINHAS DE CARNE COM CERVEJA GUINESS E MOLHO DE TOMATE

VEJA TAMBÉM: OUTROS PRATOS COM CERVEJA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.