Tamanho do texto

No Dia do Solteiro, aprenda a dosar suas compras e nunca mais deixe a geladeira vazia ou cheia de comida estragada

A típica geladeira de um solteiro é cheia de garrafas de água, formas de gelo vazias e quase sempre tem uma cebola enrugada na porta. Quando não é assim, parece um daqueles armários dos laboratórios de química e arqueologia – com alimentos “fossilizados” e comidas industrializadas entupidas de conservantes, corantes, aromatizantes e outras substâncias estranhas. Se você tem em casa um eletrodoméstico nessas condições, não precisa mais sofrer. O iG Comida traz dez dicas para deixar sua cozinha muito mais útil e funcional.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

1. OVOS - Verdadeiros curingas, os ovos são úteis quando você precisa de algo substancioso no café da manhã, reforçar um almoço ou para ser o carro-chefe daquele lanche noturno que substitui o jantar. Mas compre uma caixa de seis unidades por vez. Assim, eles não ficam muito tempo rolando na geladeira. E não precisa ser um chef estrelado para preparar ovos fritos, mexidos ou cozidos. Verifique também o nível de seu saleiro e do moedor de pimenta-do-reino. Se estiverem vazios ou acabando, aproveite a ida ao supermercado para abastecê-los. Esses temperos fazem toda diferença na hora de preparar um ovo gostoso.

Leia também: Dicas para o ovo de todo dia ficar muito mais saboroso. Mais: o jeito certo de fazer uma boa omelete

2. VERDURAS - Para que fingir que é um cara saudável e encher o seu carrinho de compras com alface, agrião, rúcula e couve se você não vai dar conta de comer tudo isso? A maior parte vai murchar, apodrecer e acabar no lixo. Uma opção prática são aqueles saquinhos com folhas já higienizadas. Você abre, tira o que vai consumir e depois fecha o restante no pacote, deixando a segunda ou até mesmo a terceira porção para outro momento. Sim, é mais caro do que comprar as verduras in natura, mas a comodidade de não ter de lavar e selecionar as folhas, a rapidez no preparo e a redução do desperdício fazem essa escolha compensar. Verifique também se em casa tem um bom azeite extravirgem e limão ou vinagre para tempero. Junto com o sal e a pimenta, eles transformam uma prosaica saladinha de folhas em uma deliciosa entrada ou guarnição.

3. CARNES - Na hora de comprar carnes, peixes ou peito de frango, dirija-se até o balcão do açougue ou da peixaria, que em geral ficam lá no fundo do supermercado. Por quê? Para comprar uma quantidade “de solteiro”. As bandejinhas prontas, em geral, vêm com porções para duas ou mais pessoas. Conversando com o açougueiro, você leva apenas o que precisa e cortado exatamente do jeito que você gosta. E não é preciso pagar nada a mais para ter esse atendimento personalizado.

Recheie a geladeira no Dia do Solteiro
Thinkstock
Recheie a geladeira no Dia do Solteiro

4. PROTEÇÃO - Tenha sempre em casa papel-filme, tigelas plásticas tipo tupperware e sacos tipo ziploc. Esses itens são fundamentais para você guardar um pedaço de alimento que não vai consumir imediatamente. Isso serve para carnes, frutas, verduras, queijos e outros produtos. Sem proteção adequada, essa comida certamente vai ressecar e estragar rapidinho, principalmente se a sua geladeira for do tipo frost free. Com uma dessas embalagens, elas terão a sua vida útil prolongada por mais alguns dias.

Veja também: Dicas que podem deixar a comida do dia a dia muito mais gostosa

5. LATICÍNIOS – Você gosta de leite mas toda vez que compra uma caixinha ela azeda antes de acabar? A saída é trocá-lo pela versão em pó. Outra idéia é investir nos iogurtes, que duram mais e têm diversos sabores. Para combater a monotonia, é importante também variar as qualidades de queijo. Se você comprou um branco esta semana, na que vem leve para casa um pote de requeijão ou uma caixinha de cream cheese. Isso vai estimular seu apetite e a vontade de abrir a geladeira.

6. FRIOS - Assim como os ovos, os frios são bons curingas na cozinha – servem para o café da manhã, para reforçar uma receita do almoço, para incrementar o lanche da tarde e o da noite. Apenas tome cuidado na conservação. Depois de aberta a embalagem, as fatias de presunto, rosbife, mortadela ou salame precisam ser novamente protegidas com um envólucro de boa vedação para que não ressequem e estraguem. Mais uma vez, os sacos tipo ziploc ou recipientes com tampa são bons aliados.

Veja também: Aprenda a comprar e guardar o presunto do dia a dia

7. MOLHOS - Macarrão é, sem dúvida, o melhor amigo do solteiro. Mas de nada vale um pacote da melhor marca se não temos um bom molho na geladeira. Por isso, tenha sempre na despensa uma lata de tomate pelado e um vidro de pesto genovês pronto. E nunca fique sem uma manteiga gostosa e um pacote de queijo ralado – este é outro ingrediente versátil e essencial que os solteiros precisam ter sempre por perto.

Veja também: O molho certo para cada massa

8. LEGUMES – Não pense que, só porque você está levando um saco de alface higienizada, sua cota de saúde da semana está completa. É fundamental ter sempre em casa alguns legumes para complementar e balancear suas refeições. Tomates são fáceis de preparar e podem ser consumidos de várias maneiras: em rodelas numa salada, em cubinhos sobre uma torrada no forno, numa omelete, por exemplo. Cebola e alho também são essenciais para temperar tudo refogados e dar vivacidade a saladas e sanduíches. Mas deixe de lado bandejas e sacos pré-embalados – essas porções em geral são para famílias de quatro pessoas.

9. FRUTAS - As frutas seguem a regra das carnes e dos legumes. Leve apenas o que vai consumir nos próximos dias. E não pegue só frutas maduras – leve algumas mais verdinhas, que vão ficar boas em dois ou três dias. Maçãs, laranjas, bananas e abacaxis costumam demorar mais para apodrecer. Morangos, uvas, mamões e figos são mais delicados e têm de ser comidos assim que atingem o ponto de maturação.

10. SORVETE – Se o ovo e os frios são os curingas da comida salgada, o sorvete exerce esse mesmo papel quando o assunto é sobremesa. Um bom sorvete de creme cai bem com frutas picadas, abacate batido no liquidificador com limão e açúcar, pêssegos em calda, cobertura de chocolate ou mesmo puro. E ele ainda pode virar um delicioso milk-shake , se batido com aquele leite que sobrou. O sabor napolitano (de creme, morango e chocolate) também é uma boa opção.

Aprenda a fazer: o clássico milk-shake

Continue lendo: 25 questões recorrentes na vida de todo cozinheiro doméstico

E mais: O jeito certo de cozinhar macarrão

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.