Tamanho do texto

Conheças as dicas e o passo a passo para fazer o clássico e fofo pãozinho

Pão de batata pode ou não ter recheio, depende do gosto do freguês
Edu Cesar/Fotoarena
Pão de batata pode ou não ter recheio, depende do gosto do freguês

Um clássico das padarias e das cantinas de escola, o pão de batata tem massa fofinha, sabor adocicado e deixa perfume no ar quando está no forno. Com ou sem recheio é uma delícia para acompanhar um café fresquinho ou um refrigerante gelado. Convidamos o chef Pedro Calvo, da Santo Pão Boulangerie , para ensinar a receita passo a passo com todas as dicas e truques para o pãozinho crescer e ficar macio.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O primeiro passo é fazer uma esponja, como dizem os especialistas. Ela garante que o fermento aja de maneira correta e nada mais é do que hidratar o fermento biológico com água, um pouco de farinha e deixá-lo em repouso. “O fermento fica ativo graças ao açúcar presente na farinha. A esponja funciona bem em receitas que o açúcar corresponda a 12% do peso total ou a gordura seja equivalente a 25% ou mais”, diz Pedro.

VEJA TAMBÉM: PÃO DE QUEIJO PASSO A PASSO

Depois da massa pronta, a hora de sovar é essencial. A dica é esquecer os maus hábitos e apostar no método quase científico de fazer pão. “Nunca coloque farinha na bancada ou fique esfregando na mão. Isso faz com que as proporções da massa se alterem e pode não dar certo", explica ele. Se grudar, a indicação é passar um pouco de óleo na bancada. E nunca bata na massa. "O ideal é abri-la como se ela estivesse sendo rasgada.”

Próxima etapa importante: o ponto de véu. A hora de parar de sovar a massa é quando ela obtém uma textura que quando esticada fica um pouco transparente. “Coloque na frente da luz para testar”, indica o padeiro. Bolear a massa na mesa arrastando-a sobre a superfície antes de descansar também é fundamental. "A ideia é deixar a massa bem lisinha."

Ficou com vontade colocar todas as dicas em prática hoje mesmo? Confira o passo a passo para não ter erro.

VEJA AQUI O PASSO A PASSO DO PÃO DE BATATA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.