Tamanho do texto

Conheça a história e a receita do quitute carioca que ganhou fama nas tramas de "Insensato Coração" e "Avenida Brasil" e aproveite as sobrinhas do prato

Bolinho de feijoada do Aconchego Carioca já ilustrou as tramas de
Divulgação
Bolinho de feijoada do Aconchego Carioca já ilustrou as tramas de "Insensato Coração" e "Avenida Brasil"

Se a feijoada é orgulho nacional, o bolinho desse prato não poderia ser diferente. A invenção é de Kátia Barbosa, dona do Aconchego Carioca , bar queridinho dos gourmands e não-gourmands, na zona norte do Rio, e que chegou a São Paulo no fim do ano passado. A chef conta que usou as recordações de infância para criar o quitute que é sucesso e já apareceu na telinha como especialidade de Fabíola (Roberta Rodrigues), de "Insensato Coração", e foi devorado por Tufão (Murilo Benício), em "Avenida Brasil". Sem dizer que ele é uma ótima opção para aproveitar as sobrinhas da feijoada carnavalesca.

VEJA TAMBÉM: FEIJOADA E CARNAVAL: HARMONIA NOTA DEZ

O segredo do sucesso dessa receita talvez seja mesmo seu gostinho de comfort food. "Minha mãe costumava amassar a comida e por na minha boca, como um bolinho, quando eu era criança e me recusava a comer”, diz Kátia.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Kátia Barbosa é a criadora do bolinho de feijoada
Divulgação/Berg Silva
Kátia Barbosa é a criadora do bolinho de feijoada

E o bolinho é uma feijoada completa. Tem massa de feijão preto batido com farinha de mandioca e recheio de couve refogada com bacon fritinho. Na mesa do Aconchego Carioca, ele vem acompanhado de torresmo, gomos de laranja e batida de limão.

"É a harmonia perfeita entre tradição, criatividade e genilidade", diz o chef francês Claude Troisgros , fã confesso de Kátia. Outro que não esconde a admiração pela quituteira é o sambista carioca Moacyr Luz, um dos primeiros a experimentar a receita. "Tenho a sensação de que testemunhei o nascimento do bolinho de bacalhau ou do risoles", brinca. "Virou mania nacional. Todos tentam imitar, mas a couve verdinha só nos bolinhos dela."

A chef não esconde a fórmula da felicidade para quem está fora do Rio ou de São Paulo, mas ficou sonhando com a friturinha. “O bolinho de feijoada não tem mistério. Pode até fazer com aquela sobrinha de feijão temperado que tem em casa”, diz.

Aprenda a fazer: BOLINHO DE FEIJOADA

Para acompanhar: BATIDA DE LIMÃO

MAIS BOLINHOS NO IG RECEITAS
BOLINHO DE VATAPÁ
BOLINHO DE RISOTO DE SHIITAKE
BOLINHO DE FEIJÃO BRANCO E RABADA
BOLINHO DE CARNE SECA E TOUCINHO

Confira o passo a passo: BOLINHO DE VIRADO À PAULISTA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.