Tamanho do texto

Batata recheada pode ser prato principal ou acompanhamento e é difícil de não agradar

Baked potato é um dos pretinhos básicos da cozinha
Thinkstock/Getty Images
Baked potato é um dos pretinhos básicos da cozinha

Uma comidinha que poder ser servida como acompanhamento ou prato principal; que serve vegetarianos e loucos por carne; que pode ser uma refeição gordinha ou light, mas que em todas as alternativas é muita gostosa, assim é a baked potato, ou, melhor dizendo, a batata recheada.

Existem muitas maneiras diferentes de preparar o quitute e opções infinitas de recheio, mas algumas regrinhas devem ser servidas. Cozinhe sempre a batata com a casca, opte por recheios com sabor mais marcante e combine com pratos paladar mais complexo.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Os melhores tipos de batata para esse preparo são a florão (que são as mais tradicionais por serem grandes) e a lavada comum, que exige um cozimento prévio. "Eu gosto de pré-cozinhar as batatas comuns para depois assar", diz Francisco Pinheiro, chef do General Prime Burguer . Um bom tempo no forno garante uma casca mais grossa e um miolo mais macio. “Fure a casca com um garfo se for levar diretamente no forno, assim as batatas cozinham mais rápido e por igual”, explica o chef Gabriel de Oliveira, do restaurante paulistano P.J Clarke’s .

Oliveira gosta de levar para assar protegida por papel alumínio e já com uma quantidade de manteiga e sal grosso apropriado. “A manteiga derrete e a batata absorve o tempero”. Dica de chef: faça a receita para acompanhar o churrasco assando cada uma diretamente na churrasqueira.

Receita: BAKED POTATO COM MOLHO DE QUEIJOS

A hora do recheio é a mais divertida. O sabor mais clássico é servi-la apenas com creme azedo e bacon crocante, mas dá para soltar a imaginação e renovar o menu. “Garanta que o recheio seja cremoso e que fique aderido na batata facilmente. Brinque com as texturas acrescentado algo crocante, como bacon frito, batata palha ou onion rings”, explica. O molho de cheddar é uma boa pedida e para os mais light o de iogurte pode agradar. Confira as receitas do chef Oliveira:

Molho de cheddar:
-50g de queijo cheddar de bisnaga
-100ml de leite
-Bacon em cubinhos fritos para acompanhar

Aqueça em uma panela o cheddar e acrescente o leite sempre mexendo em uma panelinha no fogo baixo. Bata com a ajuda do fouet e coloque bacon crocante por cima.

Molho de iogurte:
-Iogurte (que pode ser desnatado)
-Folhas de hortelã
-Sal e azeite

Misture tudo e sirva frio mesmo. O molho fica refrescante e sem gordura.

A combinação da baked potato de creme azedo e bacon crocante acompanhando carne vermelha é clássica, mas não é a única
Divulgação
A combinação da baked potato de creme azedo e bacon crocante acompanhando carne vermelha é clássica, mas não é a única

“Dê preferência para recheios com sabores que ressaltem. A batata assada é neutra, não é como a batata frita que tem o sabor do sal e da fritura”, explica. O chef do P.J Clarke’s serve uma versão com molho de queijos e sugere outras opções:

SOUR CREAM (CREME AZEDO)
RECHEIO DE ESTROGONOFE DE PEITO DE FRANGO
RECHEIO DE ESTROGONOFE DE CARNE

Um azeite bem temperado pode ser uma solução para quem preferir evitar recheios pesados
Leo Feltran
Um azeite bem temperado pode ser uma solução para quem preferir evitar recheios pesados

“Para rechear faça um corte e pressione as extremidades com a faca. Assim, ela abre sozinha. Sirva com a batata e o recheio quente, fica mais saboroso”, afirma.

Sugestões do iG Comida de recheios:

RECHEIO DE ESTROGONOFE 
RECHEIO DE SALMÃO COM RICOTA 
RECHEIO DE FRANGO 
AZEITE DE ERVAS E ALHO 

Se a baked potato não for a estrela da refeição, ela está preparada para ganhar o prêmio de melhor coadjuvante.“Sirva com carne vermelha, que tem o gosto mais marcante e não mata o sabor. Com uma sobrecoxa de frango desossado também fica bom. Tudo depende do recheio escolhido”, ensina Oliveira.

Sugestões do iG para o prato principal:

FRALDINHA MARINADA 
MEDALHÃO DE FILÉ MIGNON COM ESPINAFRE E CEBOLAS 
ROSBIFE DE PANELA COM MOLHO DE RAIZ FORTE
ESCALOPE DE FILÉ COM MOLHO DE MOSTARDA
COSTELINHA DE PORCO AO MOLHO BARBECUE 

VEJA TAMBÉM: APRENDA A FAZER BATATAS MAIS GOSTOSAS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.