Tamanho do texto

A dica para o inverno é fazer um bom creminho para esquentar a alma e o estômago

Sopa creme de mandioquinha com bacon crocante
Dulla
Sopa creme de mandioquinha com bacon crocante

A chegada do inverno traz uma vontade irresistível de pratos que dão um calorzinho gostoso no estômago. As sopas são sempre as preferidas, mas os cremes não ficam atrás. Encorpados e com toque aveludado, são nutritivos como os caldos e quentinhos como as canjas.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O iG Receitas fez uma seleção supervariada de cremes. E dá para incrementar ainda mais seu cardápio. "A raiz do alho-poró fica ótima em cima do prato. É só fritá-la. Flocos de milho também ficam gostosos", afirma Renata Cruz, chef do Amici . É que ingredientes crocantes, como bacon frito, por exemplo, contrastam com a cremosidade da receita. "Os clássicos croutons e as torradas de pão italiano também ficam deliciosos", completa. 

CREME DE MANDIOQUINHA COM SAUTÊ DE COGUMELOS
CREME DE ERVILHAS DO BOSQUE COM CHOURIÇO PORTUGUÊS E HORTELÃ
CREME DE MILHO VERDE COM PIPOCA
CREME DE ASPARGOS
CREME DE ALHO-PORÓ COM CRISPS DE ALHO-PORÓ
CREME DE AGRIÃO
SOPA CREME DE TOMATE

Dicas para fazer bons cremes:

- Antes de preparar um creme ou uma sopa, dê uma conferida na geladeira. "É sempre bom aproveitar as pontinhas de legumes que estão sobrando", diz a chef do Amici.

- Se quiser varior o sabor, faça um refogado simples (com cebola e manteiga) e acrescente o ingrediente de sua preferêcia, cortado em cubos. Pode ser mandioquinha, cará, cenoura, batata, inhame e por aí vai. Depois, ponha um pinguindo de água, conforme precisar, deixe apurar em fogo baixo e está pronto. "Finalize com um fio de azeite aromatizado ." A dica é de Eliane André, da Casa da Li .

Aprenda a aromatizar : azeite, sal, açucar, manteiga e água

- Dê preferência a caldos feitos em casa. Eles são as bases dos cremes e os naturais sempre são mais saborosos. "Fazer o próprio caldo, usar um bom queijo e bons ingredientes é muito importante", ensina a chef Renata Vanzetto, do Marakhutai .

- Cozinhe em fogo brando, assim o creme encorpa de maneira correta e não queima. Cuidado com as receitas que levam creme de leite e queijo. "Faça esses cremes em fogo baixo e mexendo sempre para não talhar", ensina  Renata Cruz.

- A dica da chef do Marakuthai para dar um toque diferente e ressaltar o sabor do prato é acrescentar vinho branco seco ao preparo. 

- Assim como as sopas, os cremes podem ser congelados em porções. "A exceção são os à base de creme de leite", diz a chef do Amici.

SOPA PURÊ DE MANDIOQUINHA COM BACON 
SOPA CREME DE BRÓCOLIS 
SOPA CREME DE COUVE-FLOR  SOPA PURÊ DE FEIJÃO BRANCO COM ALHO E SALSA
CREME DE ASPARGOS À MILANESA 

Sopa creme de couve-flor com baunilha
Dulla
Sopa creme de couve-flor com baunilha

SOPA CREME DE COUVE-FLOR COM BAUNILHA 
SOPA PURÊ DE CENOURA E GENGIBRE
CREME LIGHT DE PALMITO PUPUNHA
SOPA CREMOSA DE MILHO COM PÁPRICA E ALHO-PORÓ
SOPA DE FEIJÃO BRANCO COM CAMARÕES E CROUTONS DE ALHO 
SOPA CREMOSA DE ERVILHA

Creme de lentilha com misto de cereais
Dulla
Creme de lentilha com misto de cereais


Para uma apresentação diferente:

- Os cremes podem ser servidos de maneira simples ou com toques de sofisticação. Coloque queijo por cima e leve para gratinar. Ou ainda cubra a tigela com massa folhada e leve ao forno para assar, o resultado é bonito e gostoso.

- Acompanhe os cremes com torradas. "É sempre bom dar textura para os caldos e cremes", diz Renata Vanzetto. "Se o sabor do creme for marcante prefira as neutras. Em sopas de legumes, torradas de alho funcionam bem. Para fazer, passe uma mistura de alho amassado e azeite sobre as fatias de pão e leve ao forno", diz Renata Cruz.

-Utilize a criatividade. "Fizemos um creme de aspargos e servimos com aspargos crus, cortados bem fininho, em cima para dar crocância", diz a chef do Marakuthai. 

- Outra ideia é abrir um buraco no pão italiano e recheá-lo com o creme para comer junto. " O pão fica molhadinho no final", diz Renata Cruz.

CREME DE TOMATE RÁPIDO COM MANJERICÃO
CREME DE BATATA-DOCE E ALHO-PORÓ
SOPA CREME DE TOMATE COM BACON
CREME DE BETERRABA COM ESPECIARIAS
CREME DE LENTILHA COM MISTO DE CEREAIS 
CREME DE LEGUMES COM CAPIM SANTO


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.