Tamanho do texto

A dica para o inverno é fazer um bom creminho para esquentar a alma e o estômago

Sopa creme de mandioquinha com bacon crocante
Dulla
Sopa creme de mandioquinha com bacon crocante

A chegada do inverno traz uma vontade irresistível de pratos que dão um calorzinho gostoso no estômago. As sopas são sempre as preferidas, mas os cremes não ficam atrás. Encorpados e com toque aveludado, são nutritivos como os caldos e quentinhos como as canjas.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O iG Receitas fez uma seleção supervariada de cremes. E dá para incrementar ainda mais seu cardápio. "A raiz do alho-poró fica ótima em cima do prato. É só fritá-la. Flocos de milho também ficam gostosos", afirma Renata Cruz, chef do Amici . É que ingredientes crocantes, como bacon frito, por exemplo, contrastam com a cremosidade da receita. "Os clássicos croutons e as torradas de pão italiano também ficam deliciosos", completa. 

CREME DE MANDIOQUINHA COM SAUTÊ DE COGUMELOS
CREME DE ERVILHAS DO BOSQUE COM CHOURIÇO PORTUGUÊS E HORTELÃ
CREME DE MILHO VERDE COM PIPOCA
CREME DE ASPARGOS
CREME DE ALHO-PORÓ COM CRISPS DE ALHO-PORÓ
CREME DE AGRIÃO
SOPA CREME DE TOMATE

Dicas para fazer bons cremes:

- Antes de preparar um creme ou uma sopa, dê uma conferida na geladeira. "É sempre bom aproveitar as pontinhas de legumes que estão sobrando", diz a chef do Amici.

- Se quiser varior o sabor, faça um refogado simples (com cebola e manteiga) e acrescente o ingrediente de sua preferêcia, cortado em cubos. Pode ser mandioquinha, cará, cenoura, batata, inhame e por aí vai. Depois, ponha um pinguindo de água, conforme precisar, deixe apurar em fogo baixo e está pronto. "Finalize com um fio de azeite aromatizado ." A dica é de Eliane André, da Casa da Li .

Aprenda a aromatizar : azeite, sal, açucar, manteiga e água

- Dê preferência a caldos feitos em casa. Eles são as bases dos cremes e os naturais sempre são mais saborosos. "Fazer o próprio caldo, usar um bom queijo e bons ingredientes é muito importante", ensina a chef Renata Vanzetto, do Marakhutai .

- Cozinhe em fogo brando, assim o creme encorpa de maneira correta e não queima. Cuidado com as receitas que levam creme de leite e queijo. "Faça esses cremes em fogo baixo e mexendo sempre para não talhar", ensina  Renata Cruz.

- A dica da chef do Marakuthai para dar um toque diferente e ressaltar o sabor do prato é acrescentar vinho branco seco ao preparo. 

- Assim como as sopas, os cremes podem ser congelados em porções. "A exceção são os à base de creme de leite", diz a chef do Amici.

SOPA PURÊ DE MANDIOQUINHA COM BACON 
SOPA CREME DE BRÓCOLIS 
SOPA CREME DE COUVE-FLOR  SOPA PURÊ DE FEIJÃO BRANCO COM ALHO E SALSA
CREME DE ASPARGOS À MILANESA 

Sopa creme de couve-flor com baunilha
Dulla
Sopa creme de couve-flor com baunilha

SOPA CREME DE COUVE-FLOR COM BAUNILHA 
SOPA PURÊ DE CENOURA E GENGIBRE
CREME LIGHT DE PALMITO PUPUNHA
SOPA CREMOSA DE MILHO COM PÁPRICA E ALHO-PORÓ
SOPA DE FEIJÃO BRANCO COM CAMARÕES E CROUTONS DE ALHO 
SOPA CREMOSA DE ERVILHA

Creme de lentilha com misto de cereais
Dulla
Creme de lentilha com misto de cereais


Para uma apresentação diferente:

- Os cremes podem ser servidos de maneira simples ou com toques de sofisticação. Coloque queijo por cima e leve para gratinar. Ou ainda cubra a tigela com massa folhada e leve ao forno para assar, o resultado é bonito e gostoso.

- Acompanhe os cremes com torradas. "É sempre bom dar textura para os caldos e cremes", diz Renata Vanzetto. "Se o sabor do creme for marcante prefira as neutras. Em sopas de legumes, torradas de alho funcionam bem. Para fazer, passe uma mistura de alho amassado e azeite sobre as fatias de pão e leve ao forno", diz Renata Cruz.

-Utilize a criatividade. "Fizemos um creme de aspargos e servimos com aspargos crus, cortados bem fininho, em cima para dar crocância", diz a chef do Marakuthai. 

- Outra ideia é abrir um buraco no pão italiano e recheá-lo com o creme para comer junto. " O pão fica molhadinho no final", diz Renata Cruz.

CREME DE TOMATE RÁPIDO COM MANJERICÃO
CREME DE BATATA-DOCE E ALHO-PORÓ
SOPA CREME DE TOMATE COM BACON
CREME DE BETERRABA COM ESPECIARIAS
CREME DE LENTILHA COM MISTO DE CEREAIS 
CREME DE LEGUMES COM CAPIM SANTO