Tamanho do texto

Festa do pinhão na serra fluminense comemora duas décadas com lançamento de livro, documentário, parceria com o governo e mais

O Concurso Gastronômico de Visconde Mauá , na região serrana do Rio de Janeiro, completou 20 anos esta semana e não poderia estar em melhor forma. Para celebrar, Mônica Rangel, organizadora do evento e chef do Gosto com Gosto , restaurante de cozinha mineira na vila de Mauá, preparou uma porção de novidades. Além da feirinha de orgânicos com produtores da região, que cresceu junto com o concurso, e das aulas de gastronomia ministradas por profissionais do Brasil inteiro, lançou um livro com os pratos vencedores de todas as edições da competição e um documentário sobre o ingrediente símbolo da festa, o pinhão.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

"A comemoração não poderia ter sido mais espetacular", diz Flávia Quaresma, chef consultora carioca e apresentadora oficial do concurso. "As sementinhas que Mônica plantou ao longo da vida, em solo fértil, eram de muito boa origem. E como foram bem cuidadas, geraram lindos e saborosos frutos." De fato. Além dos festejos, o encontro de chefs e jornalistas especializados com André Vilaron, assessor da presidência da Embratur, formalizou o Movimento Brasil à Mesa -- parceria que promete levar a gastronomia brasileira para o mundo através de feiras, divulgação de receitas e ingredientes e intercâmbios com a imprensa estrangeira.

Saiba mais: Chefs e Embratur querem levar gastronomia brasileira ao mundo

Mônica Rangel no seu Gosto com Gosto
Divulgação
Mônica Rangel no seu Gosto com Gosto
Para julgar os melhores pratos com pinhão, preparados para a ocasião pelos restaurantes locais e servidos durante todo o mês de junho, o evento contou com chefs como Alex Atala ( D.O.M. e Dalva e Dito , SP), Teresa Corção ( O Navegador , RJ) , Joca Pontes ( Ponte Nova , PE), Wanderson Medeiros ( Picuí , AL) e outros, e com jornalistas da área. "É uma honra cozinhar para o quarto melhor do mundo", disse Maria Olímpia Fortes, da Pousada Fazenda do Mel , se referindo à colocação de Atala no ranking da revista britânica Restaurant Magazine . Seu blinis de pinhão com "caviar" do fruto e creme azedo levou o prêmio de melhor entrada. "Me inspirei no filme A Festa de Babette (de Gabriel Axel) para criar esse prato", afirma. Tudo a ver com a comilança do concurso. O júri popular fez fila para experimentar os nove pratos concorrentes -- três em cada categoria: entrada, principal e sobremesa.

Leia também: D.O.M. é o quarto melhor restaurante do mundo

Júlio Buschinelli, do Rosmarinus Officinalis , também levou um troféu para casa com a gostosa massa ao recheada de queijo ao pesto de pinhão. Mas o grande destaque da noite foi o financier de pinhão com geleia de framboesa preparado por Lis Flores, da Doces Bárbaros. Delicada, macia e molhadinha, a sobremesa conquistou paladares exigentes. "Para mim, foi o vencedor da noite", afirma o crítico de restaurantes Josimar Melo.

Também chamou a atenção a cerveja artesanal de pinhão da Serra Gelada , do autodidata André Luiz Bento, à venda na feirinha de orgânicos, Sabores da Montanha. "Acho incrível um cara que aprendeu a fazer cerveja pela internet e vive aqui no meio da serra estar tão antenado. Usar produtos nacionais na bebida é uma supertendência", afirma a mestre cervejeira Carolina Oda, da importadora Tarantino .

Aprenda a fazer: bolo e pão de pinhão

A dona da festa, que investe no relacionamento com trabalhadores rurais há muito, tem motivos de sobra para festejar. Durante o evento, Atala a convidou para participar de projeto Retratos do Gosto, onde atua junto a pequenos produtores para promover ingredientes regionais. "Mônica não pode estar fora disso", diz ele. Conforme o iG antecipou , a chef do Gosto com Gosto tem mesmo tudo para ser um dos grandes destaques do ano na gastronomia nacional.

*A jornalista viajou a convite da organização do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá

Leia mais: Mulheres na nossa mira em 2012
E ainda: Plantado por ave rara, o pinhão vai bem em qualquer prato

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.