Tamanho do texto

Evento reúne chefs em São Paulo com a proposta de fazer do lanchinho da madrugada algo mais. Veja receitas

Arroz de puta rica, de Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça
Divulgação
Arroz de puta rica, de Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça

Uma feira diferente está marcada para esta madrugada no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Treze barraquinhas vão vender comida de rua para o pré ou pós-balada. Mas o que isso tem de mais? O cardápio d'O Mercado, como é chamado o evento, vai ser feito por um time de chefs que darão um toque gourmet aos quitutes servidos. O picadinho será de filé-mignon, os vinhos serão selecionados por uma sommelière e por aí vai. O melhor é que tudo vai custar entre R$ 5 e R$ 20.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

A ideia é do chef Checho Gonzales, do Cebicheria Gonzales . Ele decidiu reunir os amigos, que acabaram chamando outros amigos, com a proposta: levar para as ruas o que já fazia sucesso dentro de seus restaurantes. Carlos Ribeiro, do Na Cozinha , foi um dos que toparam na hora. “A proposta é popularizar a comida. Queremos fazer coisas para que as pessoas participem”, afirma. O prato escolhido por Carlos foi o buraco quente. “O sanduíche tem o pão francês que o povo de São Paulo ama. Se dá para colocar carne moída ou carne louca, por que não meu picadinho premiado?”, completa

VEJA TAMBÉM : Buraco quente é sanduíche simples que vale por uma refeição

Buraco quente de picadinho
Divulgação
Buraco quente de picadinho

O evento acabou ganhando fama com a ajuda das redes sociais e uma dimensão que o grupo de chefs nem sonhava. “Isso mostra a falta de um espaço para a comida de rua por aqui. A legislação da cidade é muito limitada e isso afeta a cultura gastronômica. Você conhece um lugar pela comida que encontra na rua e São Paulo é muito mais que cachorro-quente (único produto regulamentado). Deveria ter coxinha , acarajé ...”, diz o chef Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar . Ele escolheu a arepa, massa de milho recheada tradicional do seu país, a Colômbia.

Leia também: Comida de rua: bolinho de frango

Os valores acessíveis dos pratos também tem chamado a atenção. “O preço é a consequência. É possível oferecer comida de qualidade sem ser tão caro”, afirma Torres. Os chefes estão animados e empolgados. “Pretendo me divertir e creio que os outros também esperam isso. Quero fazer uma vez por mês. Se houver demanda, por que não?”, diz Gonzales, que vai preparar ceviche para vender.

VEJA TAMBÉM: Ceviche é prato simples, gostoso e cheio de tradição

A demanda, tudo indica, vai ser grande. E O Mercado pode ser o indicativo de uma tendência. Durante a Virada Cultural (5 e 6 de maio), o chef Alex Atala vai invadir o Minhocão com a sua galinhada. Chefs que estarão no evento de hoje também vão participar, como Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça , e Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia , que vão servir, respectivamente, arroz de puta rica, com frango, linguiça e temperos, e sanduíche no pão ciabata com carne-seca desfiada, azeite de gengibre, queijo de cabra, tomate e rúcula.

LEIA TAMBÉM: Cachorro-quente é muito mais do que pão com salsicha

Completam o elenco desta noite Alexandre Leggieri e seus cannoli, da Cannoleria , Deepali Bavaskar, do Sabores da Índia, com samosas vegetarianas , Lourdes Hernandez, do Casa dos Cariris, que vai preparar tacos e enchilladas, Pipa, com hambúrgueres do Comida de Papel, Rene Aduan Jr, do Alma Rústica Gastronomia , com seus defumados e Marcos Carnero e os produtos do Pão filosófico. A parte das bebidas ficará a cardo de Daniela Bravin, do Bravin, que vai levar vinhos e coquetéis e Tibira, do Caos.

Mercado: na madrugada de sábado (21) para domingo (22), das 0h às 5h. Rua Minas Gerais, 352 - Higienópolis. Entrada gratuita.

Atenção: aconselhamos chegar cedo. Para não causar atrito com a prefeitura, que ameaçou cancelar o evento por falta de autorização específica, Gonzales limitou a lotação a 150 pessoas.

RECEITAS

BURACO QUENTE

AREPA

SANDUÍCHE DE COPA LOMBO

ARROZ DE PUTA RICA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas