Receitas de torta fria

O sanduíche de pão de forma em camadas é bonito, gostoso e fácil de fazer

Roberta Malta, iG São Paulo

Torta fria pode ter o tamanho e o recheio que você quiser. Foto: Edu Cesar/FotoarenaNicolau Rosa ensina três receitas de torta fria. Foto: Edu Cesar/FotoarenaTorta fria de atum. Foto: DivulgaçãoTorta fria de frango defumado e cream cheese. Foto: Edu Cesar/FotoarenaTorta fria de ricota e damasco. Foto: Edu Cesar/Fotoarena

No Sul do Brasil, ela é conhecida como torta fria. Em outras regiões, é chamada de sanduichão. É um sanduíche de pão de forma sem casca, organizado em camadas de recheios variados e por isso pode ser bem colorido. Supercomum principalmente nos anos 80, a receita não sai de cartaz. “É prato que não pode faltar nas festas gaúchas”, afirma Nicolau Rosa, da escola de culinária e gastronomia que leva seu nome, em São Paulo. É ele quem ensina aos leitores do iG Comida a preparar o que permite milhões de variações e combina com aniversário de criança, lanche da tarde, reuniãozinha com amigos.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Feita com pão de forma sem casca e coberta com maionese, a receita pode ter qualquer altura e comprimento. “Basta emendar as fatias até chegar ao tamanho desejado”, afirma o chef. “Dá para transformar qualquer prato em torta fria." Os fãs de pizza portuguesa, por exemplo, podem montar o sanduichão intercalando camadas de pão com mussarela, presunto, patê de ovo, azeitona picada. Aqueles que nunca dispensam uma salada caprese, vão adorar o prato com mussarela de búfala, tomate, manjericão e azeite. Como é fatiada, fica linda com recheios coloridos e frescos. Podem ser legumes ralados, grelhados, geleias, patês e afins.

Os únicos cuidados para não perder a mão na receita são fazer recheios úmidos mas não encharcados, para o pão não desmanchar, e espalhá-los de maneira uniforme. “Ela tem de ficar retinha, sem desníveis”, diz Nicolau. A finalização deve ser feita com algum utensílio plano, como uma espátula ou faca grande. “É como confeitar um bolo. Só que, me vez de chantilly, usamos maionese.” Quem quiser brincar de antigamente pode ainda fazer risquinhos de garfo por cima da torta, salpicar ovo moído e caprichar na flor de tomate. Seus convidados vão adorar!

RECEITAS

RECEITA DE TORTA FRIA DE ATUM
RECEITA DE TORTA FRIA DE FRANGO DEFUMADO E CREAM CHEESE
RECEITA DE TORTA FRIA DE RICOTA E GELEIA DE DAMASCO

VEJA AQUI O PASSO A PASSO DA TORTA FRIA DE FRANGO DEFUMADO (FOTO)

Leia tudo sobre: pãotortapasso a passoacompanhamentos

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG