Sanduíche natural

Quatro receitas leves para os dias de calor: frango, atum, kani e peito de peru

Roberta Malta, iG São Paulo

Divulgação
Sanduíche natural de maionese, frango desfiado e milho

O grito arrastado marcou as areias brasileiras no fim da década de 1980. Nem precisava interromper a exposição direta ao sol -- na época, a regra era caprichar no bronzeador de urucum e sair para a praia sem barraca ou proteção -- para saber que a vendedora ambulante de chinelo de dedo e chapéu estava por perto. A caixa de isopor a tiracolo trazia sanduíches de atum, frango ou ricota embrulhados individualmente em papel alumínio. Estava decretado o jeito "natural" de se alimentar no calor -- o que, anos depois, seria chamado de "light".

Leia também: sucos para espantar a preguiça

Quem lançou a moda foi a personagem de Regina Duarte na novela Vale Tudo, de Gilberto Braga, transmitida pela Rede Globo em horário nobre. Raquel Acioly não só imortalizou o pão de forma com pasta proteica como a profissão praiana. Daí para o asfalto foi um pulo. Até hoje, o sanduíche natural é sucesso e não pode faltar nos cardápios de lanchonetes famosas por seus hambúrgueres, milkshakes, sucos. A reprise do folhetim, no canal a cabo Viva, no meio do verão passado, veio a calhar. Leves, nutritivos e gostosos, eles voltaram com força total.

Leia também: sucos gostosos e que curam ressaca, dão energia, melhoram a pele

A reportagem do iG Comida reuniu quatro receitas caprichadas para ninguém ficar fora de forma ou sem assunto. Para manter a linha, duas sugestões: no lugar do pão de forma, escolha uma boa opção integral. A maionese pode ser caseira. Clique neste link para ver uma receita à base de ovos caipiras, mostarda de Dijon e azeite extra-virgem (não tem conservantes, portanto o prazo de validade é de 24 horas) . A receita é da chef Fabiana Cesano, do restaurante Cezano, em São Paulo.

Cada sanduíche vale por uma refeição e ainda dá para brincar de artista, embrulhar e levar para o trabalho, o parque ou, claro, fazer uma farofa gostosa na praia. Só não pode esquecer o lixo na areia. Afinal, nada mais fora de moda do que fazer sujeira por aí.

Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter

Divulgação
Sanduíche natural da Lanchonete da Cidade: atum

Confira as receitas:

Sanduíche de peito de peru com mussarela de búfala


Sanduíche de frango desfiado

Sanduíche de natural atum

Sanduíche de kani com cream cheese

Receita de maionese caseira da chef Fabiana Cesano

Ingredientes para a maionese
1 gema de ovo caipira
10g mostarda de Dijon para aromatizar
100ml azeite de oliva extra-virgem

Modo de fazer a maionese
Cozinhe a gema a 70º C (um ponto antes de levantar fervura). Em seguida, bata a gema e a mostarda no liquidificador, acrescentando aos poucos o azeite em fio até que a maionese esteja firme. Reserve.

Leia também: Três sanduíches com sotaque francês

E ainda: Pão da casa

    Leia tudo sobre: sanduícheespecial verão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG