Saiba como comprar e preparar carne moída

Por Roberta Malta, iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Dicas para fazer uma deliciosa carninha na máquina. E mais: dez receitas com o ingrediente

Espaguete com carne moída e molho branco. Foto: Dullaburaco quente. Foto: DivulgaçãoMoussaka rápida . Foto: DullaTortinha de carne moída . Foto: DullaEspetinho de carne moída. Foto: DivulgaçãoLasanha à bolonhesa. Foto: DullaBolovo, o bolinho de carne moída com ovo. Foto: DullaLasanha clássica. Foto: iG ReceitasPanqueca de carne. Foto: DivulgaçãoBaixaria, o cuscuz de milho com carne moída. Foto: Júlio Bittencourt/DivulgaçãoBolo de carne light. Foto: Divulgação

Para quebrar um galho, agradar a criançada ou simplesmente fazer uma refeição reconfortante, nada melhor do que carne moída. Eterna companheira das donas de casa, serve para fazer hambúrguer, panqueca, croquete e mais uma porção de pratos gostosos. Mas quantas vezes precisa moer? Como fazer para ela não soltar água? Que corte comprar? Para responder a essas e outras questões, convocamos a chef Renata Cruz, que comanda uma das cozinhas mais comforts foods de São Paulo, no Amici.  De quebra, selecionamos dez receitas com o ingrediente. Todo mundo vai gostar!

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Quantas vezes moer?
Para fazer hambúrgueres ou almôndegas o ideal é usar a carne bem miudinha, moída três vezes. Recheios de pastéis, panquecas e tais pedem textura mais grossa -- duas passadas na máquina é o ideal. Para molhos mais pedaçuços, uma vez é suficiente.

Que corte eu compro?
Carnes muito magras tendem a endurecer depois de moídas. Assim, nada de compar filé-mignon para bancar a fina. Fraldinha faz hambúrgueres superespeciais, picanha também vai bem. Para a carninha na máquina do dia a dia, coxão mole ou duro são mais apropriados e econômicos.

Como faço para a carne não soltar água?
Há dois motivos para a carne soltar água: a panela está fria ou é muito pequena para a quantidade preparada. Nem por isso é preciso aumentar demais a chama do fogão e correr o risco de o produto queimar. As regras servem também para bifes.

Como faço para moer sobras de carnes prontas?
O ideal é picá-las com faca afiada em pedaços bem pequenos. Se botar qualquer sobra de carne no moedor, corre o risco de ele entupir. Agora, para preparar croquetes ou escondidinho pode passar no processador caseiro. Tanto faz se forem bifes, assados ou cozidos.

Leia também: Como aproveitar as sobrinhas da refeição passada

Como tempero minha carne moída?
Depois de refogar cebola e alho no azeite, acrescente a carne crua e pronto. Se quiser botar cubinhos de tomate, faça isso no final do cozimento. Temperinhos extras como salsinha, louro e até canela também ficam gostosos. Aqui, quem manda é o paladar do freguês.

Como evitar que a carne exale um cheiro ruim?
Carne com mau cheiro ou é de má qualidade ou está estragada. O jeito, aqui, é começar tudo de novo.

Confira as receitas abaixo:
Panqueca de carne
Tortinhas de carne moída com banana e pimenta
Lasanha à bolonhesa
Espetinhos de carne moída
Bolo de carne light com legumes
Bolinhos de carne moída recheados com ovos
Cuscuz de milho com carne moída
Moussaka rápida
Espaguete com carne moída e molho branco
Lasanha clássica 
Buraco quente 

Leia mais: Dicas para deixar o arroz soltinho

Veja também: Aprenda a preparar ovos clássicos 

Leia tudo sobre: carne moídareceitadicashambúrgerbifepanquecaescondidinhoalmôndegacarnes

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas