Sabia que chocolate estraga na geladeira?

Entenda por que isso acontece e conheça outros caprichos do chocolate

Roberta Malta, iG São Paulo

Thinkstock Photos
Chocolate não gosta de geladeira, de calor nem de água
Vivemos em um país quente, onde chocolates não resistem firmes e derretem. O melhor, então, é guardá-los na geladeira e ficarão sempre fresquinhos, certo?  Errado. As barras de cacau, gordura e açúcar não devem ir ao refrigerador -- a não ser durante o preparo, por, no máximo, dez minutos.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

É que o doce absorve a umidade local e, quando evapora, leva o açúcar para a superfície. "O resultado é uma barra internamente porosa e esbranquiçada por fora", diz Carole Creme, da confeitaria La Vie, em São Paulo. O melhor é conservar o chocolate em um ambiente sem oscilação de temperatura e ventilado -- e longe de produtos de cheiro forte, como café, temperos e material de limpeza, já que absorve odores com facilidade.

Veja também: Ovo com recheio de bolo

O calor direto é ainda pior para o chocolate. "Se queimar, é lixo", diz Carole. A chef derrete o doce para fazer bombons e barras no micro-ondas. Mesmo assim, com certos cuidados. "Ele só pode ficar exposto à temperatura desse forno por períodos de 30 segundos", afirma. Nos intervalos, é preciso mexer a massa vigorosamente para ajudá-la a derreter.

Quem preferir a boca do fogão deve seguir a dica do chef Michel Khodair. "Uso panelas de bordas altas e sempre o banho-maria", afirma. Além de não deixar o doce em contato direto com o calor, a providência evita que a água respingue e endureça a massa. Ele também tira o recipiente de cima do lume, de tempos em tempos, para mexer e não queimar. "Principalmente o branco, que é mais sensível."

SABIA QUE CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE? CLIQUE AQUI ENTENDA POR QUÊ

Como temperar o chocolate
A temperagem correta evita que a manteiga de cacau e a massa do chocolate se separem, mantém o produto firme e com aspecto homogêneo. Há três maneiras de fazê-la:

1) Espalhe o chocolate derretido em uma superfície de pedra ou mármore, juntando e separando a massa, até ficar mais frio do que a sua pele.

2) Para cada 700 gramas de chocolate derretido, ainda quente, misture 300 gramas do produto picado e mexa vigorosamente.

3) Leve o recipiente com o chocolate, assim que ele derreter, a uma travessa com água fria e gelo e mexa vigorosamente.

Confira passo a passo: O bê-a-bá do chocolate 

Leia tudo sobre: Páscoachocolatedoces

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG