Chocolate (alcoólico) no copo

Por Marina Fuentes, especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Faça 12 drinques com chocolate para animar as comemorações de Páscoa

Martini de chocolate: abuse da calda de chocolate nas laterias internas do copo
Divulgação
Martini de chocolate: abuse da calda de chocolate nas laterias internas do copo
A cozinheira de mão cheia Heloísa Bacellar, do paulistano Lá da Venda, sabiamente sentenciou no livro Chocolate todo dia: 119 receitas para todo o mundo se derreter (editora DBA) que, para bom chocólatra, quase todas as receitas podem ganhar uma versão feita com o doce de cacau. E para quem não se contenta em só comer chocolate? Resta, claro, beber chocolate. Pois é. Um dos ingredientes mais apaixonantes do mundo é também parte de coquetéis clássicos e contemporâneos.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Matéria-prima exigente, o cacau não é dos componentes mais versáteis na coquetelaria. Segundo a consultora em bebidas Ana Paula Montesso, isso acontece por conta da dificuldade em equilibrar o sabor forte do ingrediente com os demais componentes da receita. “Fica mais fácil se usar uma base neutra, como a vodca pura ou, no máximo, aromatizada com baunilha”, diz. Ela acredita que as receitas que levam licor de chocolate, componente comum nos drinques clássicos, podem ser mais simples de preparar, mas o resultado atrai um público restrito. “Os licores são muito doces e o resultado pode ser enjoativo.”

SABIA QUE CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE? ENTENDA

Choco preto: com conhaque e chocolate
Divulgação
Choco preto: com conhaque e chocolate
RECEITAS
HIVER EXOTIQUE
BRANDY ALEXANDER
BRANDY ALEXANDER No. 2
CHOCO PRETO
CHOCO BLUE
ALEXANDER COM CHOCOLATE
MARTINI DE CHOCOLATE
SONHO DE CHOCOLATE
CHOCOPEPPER
IRISH EGG
BATIDA SONHO DE VALSA
GOLDEN CADILLAC

Por isso, Ana Paula prefere trabalhar com caldas feitas a partir de um chocolate com alta porcentagem de cacau. “Fica mais fácil ressaltar o sabor do ingrediente e conter a doçura do coquetel.” Conhaque e uísque são outros destilados que vão bem com chocolate, haja visto o histórico de harmonização dessas bebidas com o doce. “Já conduzi degustação de (uísque) Gold Label com chocolate, fica muito bom”, afirma Ana Paula.

Veja também: trufa de chocolate e bombom trufado passoa passo

Fato é que o chocolate vem sendo redescoberto na gastronomia em preparos que até pouco tempo eram impensáveis – ele vem reaparecendo, inclusive, em pratos salgados. Na coquetelaria, segue como ingrediente tentador para bartenders que não temem desafios. A proximidade da Páscoa é o empurrãozinho extra para novas criações com cacau surgirem aqui e ali, em cartas de coquetéis. Conheça alguns deles e outras receitas clássicas com um dos ingredientes mais viciantes do mundo. Boa (e animada) Páscoa!

Faça também: brigadeiro recheado de bolo de cenoura

Leia tudo sobre: bebidasdrinqueschocolatePáscoa

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas