Clássicos do café da manhã: quanto tempo eles duram fora da geladeira?

Por Marcela Besson, iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Alimentos como presunto e queijo podem ficar quanto tempo sem refrigeração? Veja as informações no infográfico e tome cuidado com as altas temperaturas do verão

Sabe quanto tempo p presunto dura em cima da mesa?
Getty Images
Sabe quanto tempo p presunto dura em cima da mesa?

Com certeza você conhece alguém que já teve intoxicação alimentar e a origem foi uma comida mal preparada, até mesmo em casa. Com a chegada do verão, por causa das altas temperaturas, o risco de contaminação aumenta.

Leia também: Saiba quais são os alimentos que não podem faltar no seu café da manhã

Quem já não viveu a cena clássica do café da manhã na casa de praia? Em família ou no grupo de amigos, cada um acorda quando bem entende. Enquanto isso, a mesa fica convenientemente posta desde cedo com leite, queijo, margarina e outros produtos perecíveis. No balanço das horas, os alimentos tendem a perder suas propriedades e, pior, se tornar impróprios para o consumo.

Com a ajuda das nutricionistas Heloisa de Souza Garcia e Adriana Passanha, pesquisadoras do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, o iG Receitas preparou um dossiê do café da manhã, mostrando o comportamento de alguns alimentos quando ficam expostos em temperatura ambiente de 28ºC a 30ºC. Confira:

Design: Raphael Ferraz / Programação: Thiago Atimoda
Fotos: Tricia Vieira / Produção: Roux Bistrô

 

 

Leia tudo sobre: café da manhãcomidainfográficoverão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas