Cozinhas do Mundo ¿ Portugal

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

Flávia Pegorin |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535092616&_c_=MiGComponente_C

Região
Portugal fica no sudoeste da Europa, na chamada Península Ibérica , fazendo fronteira com a Espanha e com face para o Oceano Atlântico. A capital do país é Lisboa .

Dados gerais
Hoje parte da comunidade europeia, Portugal e seus mil anos de História têm quase 11 milhões de habitantes ¿ e está confortavelmente localizado na lista dos 20 melhores países do mundo em qualidade de vida . Sua culinária deve ter muito a ver com isso.

Ingredientes principais
Como acontece em muitos países da Europa, a gastronomia portuguesa varia entre as regiões do país, mas em geral está bastante calcada nos peixes, carne bovina, de porco e aves, embutidos, muitos frutos do mar (ali, de excelente qualidade), queijos, ovos, azeitonas, azeite, legumes (muitos tomates e batatas) e vinhos de ótima categoria.

No dia-a-dia
O café da manhã português não é muito farto, normalmente leva essencialmente café e pão. Já o almoço é uma festa , muitas vezes durando mais de duas horas. As refeições chegam a ter três pratos, muitas vezes incluindo sopa, como o famoso caldo verde, feito com batatas, couve e pedaços de linguiça.

O país tem muitos restaurantes especializados em frutos do mar, e é fácil se encantar com os pratos de lagostas, camarão, vieiras, ostras, caranguejos ¿ muitas vezes servidos com arroz ou mesmo misturados a ele, como num risoto. Outras receitas tradicionais da mesa portuguesa são os cozidos e os guisados, tripas e assados como o leitão de forno.

Tradições
O prato mais conhecido de Portugal, o bacalhau , é uma obsessão por ali desde o século 16. Os marinheiros é que iniciaram a mania. Eles salgavam e secavam o peixe para fazê-lo durar durante as longas viagens em alto-mar. Hoje, os portugueses garantem que conhecem 365 modos diferentes de preparar bacalhau, um para cada dia do ano.

Sobremesas
Os doces portugueses são bastante recheados, levam muitos ovos, leite e açúcar e são envoltos em lendas. Pudim, arroz doce, tortas que levam queijo de cabra ou ovelha são comuns em Portugal ¿ e muitos foram criados no meio religioso, há mais de dois séculos, daí tantos terem nomes graciosos como pastéis de Belém (de massa folhada, tradicionais de Lisboa), toucinho do céu (uma torta cremosa), papos de anjo (com muitas gemas e açúcar) ou barriga de freira (feito com amêndoas).

Receita
Os chefs do restaurante Antiquarius , com casas em São Paulo e Rio de Janeiro, ensinam a fazer um dos mais tradicionais tipos de bacalhau da cozinha portuguesa.

Bacalhau à Lagareiro
(Para 1 pessoa)

Ingredientes
1 posta de bacalhau (250 gramas)
250 g de batatas
1/2 cebola cortada às rodelas
Azeitonas verdes a gosto
1 dente de alho fatiado
Azeite a gosto
2 talos de brócolis cozidos

Preparo
Coloque o bacalhau de molho, trocando a água a cada 6 horas até perder o sal. Tire as espinhas e a pele, passe as postas no ovo e na farinha de rosca e frite no azeite português. Em seguida, leve ao forno com a cebola, as batatas, o alho e regue com azeite. Junte os brócolis cozidos no final, um pouco antes de retirar o bacalhau do forno. Sirva quente.


Restaurante Antiquarius
www.antiquarius.com.br
Tel.: (21) 2294-1049

Leia mais sobre: comida portuguesa

    Leia tudo sobre: cozinhas do mundo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG