Cordeiro passo a passo para o Domingo de Páscoa

Por Roberta Malta, iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Chef português ensina a receita típica de seu país, que também agrada por aqui

Paleta de cordeiro com verdura e batata bolinha desmancha na boca
Edu Cesar/Fotoarena
Paleta de cordeiro com verdura e batata bolinha desmancha na boca
A herança portuguesa aparece bastante em nossa culinária, principalmente no período da Semana Santa. As bacalhoadas e outras tantas receitas com o peixe salgado são típicas da terrinha e, nesta época do ano, obrigatórias na mesa brasileira. Domingo de Páscoa há quem repita o cardápio da sexta-feira, quem faça peru ou alguma carne vermelha — já que a dieta está liberada. Mas não existe uma comida clássica para a data. Em Portugal, o prato do dia é paleta de cordeiro com verdura e batata. Apesar de não ter virado mania, o assado agrada bastante por aqui.

VEJA AQUI O PASSO A PASSO DETALHADO DA PALETA DE CORDEIRO PORTUGUESA

Luis Espadana é chef do Tasca Esquina
Edu Cesar/Fotoarena
Luis Espadana é chef do Tasca Esquina
A receita é simples e tem pouquíssimos passos, mas requer programação. “A carne precisa marinar por, pelo menos, 12 horas”, diz Luis Espadana, do Tasca da Esquina, com casas em São Paulo e em Lisboa. Depois, é só botar no forno, esperar duas horas e está pronta. “Não precisa nem cortar, ela desmancha sozinha.” O único cuidado é tirar a glândula alojada na parte externa da peça, que deixa um cheiro desagradável no assado. “É uma placa de gordura pastosa, densa, bem aparente e fácil de ser removida.”

Veja também: Segredos do cordeiro: receitas e dicas de preparo

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O prato tradicional vem com batata bolinha e grelo, verdura indisponível no Brasil. “Mas pode-se usar cogumelos, aspargos ou couve manteiga refogada em azeite e alho”, afirma o chef. No mais, é esconder os ovos de chocolate da garotada e arrumar uma mesa bonita. Sua família vai adorar.

VEJA A RECEITA DE PALETA DE CORDEIRO AQUI

Leia mais: como fazer o bacalhau perfeito

E ainda: como servir bacalhau sem gastar tanto
 

Leia tudo sobre: Páscoapasso a passocordeirocarnesprincipal

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas