Devore sorvetes sem entrar numa fria

Por Redação iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Dicas para armazenar e comprar sorvetes, e receitas que levam ou acompanham os gelados

Comemore o dia do sorvete sem problemas. Foto: Thinkstock PhotosColoridos sorbets, os sorvetes à base de água. Foto: Edu Cesar/FotoarenaGelado de doce de leite com calda de frutas vermelhas. Foto: DullaCrepe de chocolate com sorvete de creme. Foto: Fernando Mafra/DivulgaçãoPicolé de chocolate e amendoim. Foto: DivulgaçãoProfiteroles ou carolinas, recheadas com sorvete de creme e decoradas com amêndoas. Foto: DivulgaçãoBolo de merengue com sorvete. Foto: Divulgação

Difícil encontrar quem não goste de sorvete. O doce tem mil e uma maneiras de ser devorado: no copinho, na casquinha, com caldas, castanhas, no meio de bolos e tortas. Refrescante, é companhia ideal para outras receitas. Petit gâteau, crepes e até os bolos comuns ficam muito mais gostosos com uma cremosa bola de sorvete. Confira dicas de consumo e receitas com os gelados e escape para sempre de qualquer fria.

À base de leite ou de água (estes chamados sorbets), todos os sabores devem ser armazenados a uma temperatura de 15º graus negativos para que a receita original permaneça intacta. Se o sorvete estiver muito duro, deixe-o fora da geladeira até obter o ponto desejado. Nunca, jamais, aqueça-o no micro-ondas. Ao invés de amolecer, o forno derrete o sorvete. Quando recongelado, ele formará cristais de gelo e perderá a cremosidade.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Na hora de comprar, atenção ao rótulo: confira o prazo de validade e o telefone serviço de atendimento ao cliente. Sorvetes caseiros nem sempre são produzidos em condições higiênicas adequadas. Assim, desconfie de produtos que não fornecem informações do fabricante. Além disso, os que estiverem muito amolecidos e em potes úmidos demais devem ser rejeitados: o gelado precisa de congelamento constante.

Prepare o seu próprio picolé:
Picolé de abacate
Picolé de chocolate e amendoim

Confira a seguir receitas de doces com sorvete e outras que são casamento perfeito com os gelados. Aprenda a fazer sobremesas com sorvete:

Gelado de doce de leite com calda de frutas vermelhas
Bolo de merengue com sorvete
Bolo de sorvete de abacaxi
Pirâmide de chocolate

Delícias para servir com sorvete
Crepe de chocolate com crocante
Petit gâteau de doce de leite

20 bolos de chocolate 
Profiteroles

Você sabia quê...
- Existem muitas versões sobre o surgimento do sorvete? A mais aceita diz que ele teria surgido na China, há 3 mil anos, a partir de misturas de frutas e flocos de neve.

- O doce chegou ao Brasil bem mais tarde: em 1834, quando dois comerciantes compraram cerca de 200 toneladas de gelo de um navio americano para fabricar sorvetes com frutas brasileiras, no Rio de Janeiro*?

*informação da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete.

Continue lendo: Café com sorvete

E ainda: Drinques frozen: beba antes que derreta

Leia tudo sobre: sorvetedocesverãosobremesasorveteriadicascrepeprofiterolepetit gateauespecial verão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas