Tamanho do texto

Receita é inspirada nos famosos salgados da chef Paolla Carosella, jurada do MasterChef; fique ligado

Na Espanha, a empanada é tão comum quanto os pastéis aqui no Brasil. E não é à toa; o salgado é realmente saboroso e faz muito sucesso nos países de colonização espanhola.

Veja também: Como fazer uma costela bovina em casa

 Segundo o livro “A história e origem da  empanada ”, a palavra empanada veio do ato de “transformar em pão” e rechear para comer de maneira prática, como um sanduíche que serve de alimento rápido e completo para trabalhadores do campo, estudantes ou viajantes.

 Formato de meia-lua na empanada

Empanadas Argentinas
Divulgação
Empanadas Argentinas

Diferentemente do formato do pastel brasileiro, que é retangular, a empanada típica tem a forma de uma meia-lua. Isso porque a massa redonda é recheada e dobrada ao meio. Também ao contrário do pastel, que pode mudar de formato dependendo do pasteleiro, uma empanada que não parece uma meia-lua dificilmente terá reconhecimento.

 E já que estamos aproveitando para fazer comparações e deixar alguns mitos de lado, vale a pena mencionar que muitas pessoas confundem empanadas com esfihas, que têm massa mais fofinha e nada crocante.

Receita histórica

É tanta história por trás do salgado , que a empanada tem uma tradição de vários séculos, esculpida no Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, construída no século XII. No entanto, de lá pra cá, muita coisa mudou e o típico recheio de carne bovina deu origem a inúmeras receitas e não existe um único jeito correto de fazê-las.

Empanadas argentinas

Na Argentina, as empanadas ganharam fama especial pelo modo de preparo: uma massa de farinha recheada e assada no forno sem perder a suculência do recheio nem a leveza e crocância da massa. E é de lá, diretamente das mãos da chef Paolla Carosella, jurada do “MasterChef”, que vem nossa receita de empanadas argentinas.

É certo que Paolla vive no Brasil hoje em dia, mas ela continua cozinhando as verdadeiras empanadas argentinas como se ainda vivesse lá. Elas já foram, inclusive, eleitas o melhor salgado de São Paulo.

Veja também: Aprenda a preparar um Steak de Dry Aged

Recheio de cordeiro

Para dar um toque ainda mais especial, escolhi um recheio nobre e com muito sabor: carne de cordeiro. Ficou com água na boca? Dá uma olhada como ficou:



Então, siga esta receita de empanada artesanal e bom apetite!

Massa da empanada

Ingredientes

500g de farinha de trigo
115g de banha de porco
1 xícara de água 
10g de sal refinado 

Modo de preparo

Para começar o preparo, coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter. Simultaneamente, coloque a farinha em uma bacia (peneire se preferir) e adicione a pitada de sal. Depois, adicione a mistura de água com a banha ainda quente.

Amasse a mistura até formar uma massa lisa. Embrulhe-a num pano ou em um filme plástico e leva à geladeira para descansar até que a massa fique firme, o que vai levar entre 4 e 24horas.

Depois disso, corte a massa em 12 porções, formando bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena. Estique-as usando um rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura aproximadamente e corte em discos. Empilhe-os um sobre o outro – isso evita que a massa seque e que os discos grudem!

Caso você não asse as empanadas logo depois do preparo da massa, embrulhe-a novamente num plástico ou pano de prato e guarde na geladeira até a hora de rechear.

Recheio de Carne de Cordeiro

Ingredientes

500g Carne de Cordeiro Limpa (Picanha ou Paleta) Cortadas em pequenos cubos
Azeite
1 cebola média picada em cubos
2 Dentes de Alho picados 
200g de Azeitonas verdes ou pretas10g de sal refinado500grs de Carne de Cordeiro (Picanha Uvas Passas (opcional)
Sal e Pimenta moida a gosto.

Modo de preparo do recheio:

Aqueça o azeite e coloque o alho até dourar levemente. Acrescente a cebola, mexendo até ficar transparente. Adicione a carne e espalhe pela panela, sem mecher.
Quando a carne começar a soltar líquido, misture com os ingredientes que estão abaixo, até chegar no ponto desejado. Deixe a carne com pouco liquido, pois impacta na crocância da massa.

Adicione as azeitonas e uvas passas, deixando cozinhar por cerca de 2 minutos. Acrescente o Sal e a pimenta a gosto.
Deixei esfriar antes de rechear as empanadas.

Veja Também: Prepare um risoto de camarão com cogumelos delicioso!

Modo de rechear e assar a massa

Pegue um disco de massa e coloque uma colher do recheio no centro da empanada. Para fechar o salgado, segure as bordas e aperte-as com os dedos, juntando uma pontinha de massa na outra. Forme uma espécie de renda na borda.

Coloque as empanadas num recipiente próprio para forno, untado com óleo (pouco).

Pincele as empanadas com gema de ovo misturada em leite (uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar (opcional). O forno deve estar muito quente. Asse por 10 minutos ou até ficarem bem douradas. E o queimadinho característico que vai ficar é importante para o sabor da empanada . Fica uma delícia!