Chef Márcio Valenti recebe Fred Paim do Academia de Churrasco e ensina a preparar a receita na grelha para deixar seu churrasco com toque especial

Hoje eu trouxe para você uma receita surpreendente de picanha secreta. Recebi Fred Paim do Academia de Churrasco para nos ensinar a fazer esse prato com um ingrediente super inusitado! Confira o vídeo da receita completa para descobrir esse segredo tão bem guardado…

Veja Também: Bife a Parmegiana Oriental

Fred Paim e Marcio Valenti ensinam a receita da picanha secreta
Fred Paim - Divulgação
Fred Paim e Marcio Valenti ensinam a receita da picanha secreta

Esta receita vai bem com carnes bovinas ou suínas. Prefira peças de tamanho médio como picanha , maminha, filet mignon ou miolo de alcatra. Do porco pode ser lombo, copa, pernil ou paleta.

Além de surpreendente no sabor e no ingrediente inusitado, a carne “café com leite” pode ser feita na churrasqueira , forno ou até no smoker… Sempre dá certo e faz muito sucesso!


Ingredientes:

1 Picanha
40g de café solúvel em pó (Não granulado)
Sal fino
Tempero dry rub, se possível sem sal
Óleo de canola ou azeite extra virgem
4 a 6 batatas médias
4 a 6 fatias de bacon
Salsa e/ou cebolinha picadas
300g de creme de leite
1 ou 2 colheres (sopa) de molho shoyu
2 ramos de alecrim
folhas de hortelã
1 dose de rum ou vodca para flambar
100grs de manteiga
Sal e Pimenta a gosto
3 batatas asterix

Veja Também: Bife de Ancho - Uma alternativa para o seu churrasco

Modo de Preparo:

São várias etapas, mas não tem nada complicado. O molho é opcional, mas deixa a picanha mais saborosa e rende boas risadas, afinal vira uma “picanha café com leite”.

Picanha secreta

1. Passe o sal fino por toda a picanha, mas sem exagerar e espere 10 minutos para que os sumos da carne venham para a superfície.

2. Aplique uma generosa camada do tempero dry rub. Se já tiver sal, pule a etapa anterior. O rub vai se misturar ao sumo da carne, criando uma salmoura temperada e saborosa, além de uma cor incrível.

3. Espalhe um pouco de óleo de canola sobre a carne. Sua função é hidratar os temperos secos e não untar a peça. Cubra a picanha com outra generosa camada do café solúvel em pó. Espere que ele seja hidratado pelo óleo, antes de virar. Repita a aplicação do outro lado e espere até ficar bem “molhado”.O café não deve ser esfregado, mas sim absorvido naturalmente pela carne.

Picanha secreta vai deixar seus convidados surpresos
Divulgação/Feed
Picanha secreta vai deixar seus convidados surpresos

4. Coloque a peça na grelha com calor médio, com a gordura virada para cima. Depois de 20 minutos, vire a picanha, mas afaste a grelha da brasa para receber calor indireto, evitando labaredas que possam queimar a gordura. Deixe por mais 20 minutos.

5. Quem prefere mal passada já pode retirar da grelha. Mas o ideal é assar a parte interna gradualmente. Para isso, afaste a picanha ainda mais do calor e espere mais 20 minutos.

6. Retire da grelha e deixe-a descansando na tábua por 10 a 15 minutos. Acredite que essa espera vale a pena para o sumo recircular e distribuir melhor o calor e o sabor na carne . Só então fatie da forma que preferir.

A crosta de café solúvel pode parecer queimada, mas na verdade fica tostada. Ela cria uma camada protetora na carne que preserva o sumo e proporciona um sabor levemente defumado.

Veja Também: Aprenda a Fazer um Dry Aged com Mac 'n Cheese

Molho da picanha

Uma sugestão para acompanhar esta receita é um molho a base de creme de leite, pois a carne foi feita com café solúvel. Pode até brincar que virou um “cappuccino”.

Aqueça numa panela ou forno de micro-ondas 300g a 400g de creme de leite. Adicione 1 ou 2 colheres (sopa) de molho shoyu. Ajuste o sabor e monitore a cor para ficar parecida ao café com leite. Evite deixar salgado, pois este molho será apenas um complemento da carne.

Agora é só espalhar o molho sobre a picanha  já fatiada e fazer o desafio para quem vai acertar o ingrediente secreto... Divirta-se!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.