Tamanho do texto

O Chef Márcio Valenti ensina várias formas de preparo para o bife de ancho, a melhor alternativa à Picanha para o seu churrasco!

Também conhecido como entrecôte (costela, em francês) ou bife de ancho (largo, em espanhol), o filé de costela é uma excelente opção para o churrasco do brasileiro, principalmente depois que os argentinos nos ensinaram como preparar este corte, onde sua gordura entremeada na carne (marmoreio) confere um sabor e maciez incríveis neste corte.

Confira também: Costelinha de Porco ao Molho Barbecue

Bife de Ancho é uma das melhores opções para sair da picanha
Tricia Vieira/Divulgação
Bife de Ancho é uma das melhores opções para sair da picanha

Por ter seu custo em cerca de 15% menor que a famosa Picanha,  o corte pode se tornar uma alternativa com melhor custo, e facilidade de preparo. Essa alternativa vai muito bem acompanhada de uma boa farofa com cebolas, uma bela salada de folhas ou um vinagrete. Devido ao seu teor de gordura do bife de ancho , escolha acompanhamentos mais leves, para que a combinação não fique pesada.

Bife de Ancho Chapa - Feed
Tricia Vieira/Divulgação
Bife de Ancho Chapa - Feed

Além de ser super saboroso, o Ancho é versátil, onde podemos prepará-lo em frigideira ou chapa, com um pouco de azeite somente para não grudar na superfície. Para prepará-lo basta aquecer bem a chapa e fritar cada um dos lados por aproximadamente 4 a 5 minutos, considerando um bife de 3 a 4 centímetros de largura. Caso prefira mais bem passado considere 6 a 7 minutos cada lado, com fogo médio. Para finalizar use sal moído na hora e uma pimenta moída a gosto.

Confira também: Carré de Cordeiro com Purê de Maçã Verde

Este corte por vir de nossos hermanos argentinos , fica delicioso acompanhando de um chimichurri fresco, que pode ser encontrado em casas de temperos, ou empórios e açougues especializados.

O Bife de Ancho, como é um corte adjacente das costelas do animal, também pode ser encontrado com osso e, nesse caso, chamado de prime rib:

Prime Rib Feed
Tricia Vieira/Divulgação
Prime Rib Feed

A forma de preparo é a mesma que a do Bife de Ancho convencional, mas o osso agrega um pouco mais de sabor e maciez na carne, devido à indução de calor que ele proporciona no preparo.

Confira também: Bombom de Alcatra com Mussarela

Vejam algumas dicas para escolher e preparar o seu corte:

* Prefira cortes largos, de até três dedos, para a carne não ressecar rapidamente.
* Ao escolher os bifes, prefira aqueles que tem a coloração mais rosada e com o teor de marmoreio mais consistente
* Prepare sempre em fogo alto, evitando o cozimento interno durante a fritura.
* Descarte os molhos e tempere apenas com sal e pimenta moida.
* Escolha acompanhamentos leves, como salada de folhas, vinagrete ou farofa.

Agora vamos ficar na torcida pelo nosso Brasil comendo essa delícia que é o bife de ancho ! Bom apetite!