Tamanho do texto

Confira as sugestões do enólogo chileno Alejandro Galaz e troque o tinto pelo branco nos dias de calor

Vinho branco deve ser servido gelado
Márcia Motta/Agência O Globo
Vinho branco deve ser servido gelado

O vinho tinto ainda é o favorito entre os brasileiros, mas o bom vinho branco vem ganhando cada vez mais admiradores.

Se você é da turma dos tintos só porque ainda guarda na lembrança o sabor adocicado daquele vinho alemão de garrafa azul que fez muito sucesso por aqui nos anos 1990, vale repensar suas escolhas. Especialmente  quando as altas temperaturas da primavera e do verão te convidam para uma taça de vinho branco gelado.

Alejandro Galaz, enólogo responsável pela elaboração dos vinhos chilenos Kalfu
Divulgação
Alejandro Galaz, enólogo responsável pela elaboração dos vinhos chilenos Kalfu

Alejandro Galaz, enólogo responsável pela elaboração dos vinhos Kalfu*, produzidos pela vinícola Ventisquero nos vales costeiros mais extremos do Chile, dá dicas para quem ainda não é fã do vinho branco: 

1.  "Comece pelos espumantes" , indica Galaz. Portanto, não reserve a bebida borbulhante apenas para brindes especiais. Tente incluí-la em ocasiões cotidianas.

2.  "Prefira vinhos que não passem por barris de carvalho" , diz o enólogo. Procure no rótulo pela expressão unoaked (oak signigica carvalho em inglês). A madeira interfere no sabor e no aroma da bebida, portanto, o vinho que não é armazenado no carvalho é menos encorpado.

3.  "A (uva) Sauvignon Blanc harmoniza bem com ceviche , frutos do mar  e saladas"

4.  Para acompanhar atum e peixes mais oleosos, massas com molho de queijo, carnes brancas e carne de avestruz, Alejandro Galaz sugere vinho Chardonnay.

5.  Os vinhos brancos devem ser degustados gelados . O especialista indica servir o espumante entre 5ºC e 6ºC e os demais vinhos entre 8ºC e 10ºC.

* Os vinhos Kalfu são trazidos para o Brasil pela Domno Importadora


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.