Comer bacalhau em almoços de domingo, Páscoa e o Ano Novo se tornou uma tradição entre alguns brasileiros . Mas o peixe pode ser consumido a qualquer momento e preparado de diversas formas, sendo assado uma das mais populares. A receita também pode incluir batatas, pimentões e até mandioca.
É importante lembrar de dessalgar o bacalhau antes de prepará-lo , pois o peixe é bem salgado! A receita de Daniela Cyrulin tem uma hora de preparo e rende seis porções.
Ingredientes
500 g de bacalhau
3 cebolas em fatias
3 tomates sem pele cortados em fatias
6 batatas médias cortadas em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
Salsinha picada
10 azeitonas verdes
½ xícara (chá) de azeite de oliva
Modo de preparo
Coloque o bacalhau em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, dentro da geladeira. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal.
No dia seguinte, enxágue o bacalhau e coloque-o em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Deixe ferver, tomando cuidado para que não amoleça demais. Em seguida, separe-o em nacos grandes. Cozinhe as batatas na mesma água em que foi cozido o bacalhau. Em um refratário de vidro, coloque os ingredientes por camadas. Salpique a salsinha, coloque as azeitonas e regue com azeite. Leve ao forno médio por 30 minutos.
Importante: o bacalhau deve ficar de molho por 24 horas, antes do início do preparo. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal.