Harmonização de vinhos! Saiba como combinar a bebida com os alimentos; veja dicas de sommelière e inspire-se
shutterstock
Harmonização de vinhos! Saiba como combinar a bebida com os alimentos; veja dicas de sommelière e inspire-se

O inverno já chegou e, com ele, a oportunidade de apreciar uma boa taça de vinho. Nesse período, as pessoas podem ficar mais calmas e preguiçosas, pois o corpo pede conforto, aconchego e comida. Com a queda das temperaturas, a bebida ganha mais espaço em diversas ocasiões. Mas, afinal, você sabe como realizar a harmonização de vinhos?

Leia também: Inove no churrasco! Saiba como harmonizar o vinho ideal com cada corte de carne 

A estação mais fria do ano pede por pratos quentes como sopas, fondues, massas, risotos e carnes . “Em tempos mais frios, a tendência é sentirmos fome de alimentos gordurosos. Por isso, um vinho mais potente deve calhar melhor com esses momentos”, explica Natália Cacioli, sommelière da Evino. Por isso, aprenda a fazer a  harmonização de vinhos .

A especialista explica que os vinhos fortificados como os Portos, Marsala, Moscatel - e aqueles cujo teor alcoólico é maior - são boas apostas, pois ajudam a aquecer a temperatura do corpo. E como harmonizá-los? É importante saber que sal e gordura são elementos amigos da harmonização e, por isso, as combinações com queijo e carne são tão famosas. 

Combinações especiais para a harmonização de vinhos

O querido foundue de queijo, opção clássica nos dias frios, pede vinhos brancos secos jovens ou com breve passagem em barricas, como Chardonnay e exemplares de Rioja.  “As pessoas investem mais em tinto do que branco quando o assunto é queijo . Mas elas não sabem que é bem fácil harmonizar esse cardápio com um rótulo branco - justamente porque a acidez faz toda a diferença no sabor”, pontua a especialista.

Apostar em sopas também é recomendado, especialmente caldo verde com vinho português. Para um caldinho de legumes ou sopa de cebola, vinhos de Sauvignon Blanc vão cair muito bem. Já um caldinho de feijão harmoniza bem com Syrah jovem e sem presença em barricas.

Leia também:  Queijos e vinho sem erro

Agora, para quem quer combinar a bebida com pipoca, a sugestão é um leve vinho rosé ou branco com breve passagem em carvalho. De acordo com a sommelière, o branco barricado ganha características amanteigadas e que vão casar muito bem com esse alimento. “A pipoca é salgada. Então, a dica é evitar vinhos com um teor alcoólico muito alto, pois isso acentua ainda mais o sabor do sal”, conta.

É possível, ainda, combinar com o clássico brigadeiro de colher? Sim! Mas, vale lembrar que a combinação com chocolate requer alguns cuidados importantes. Porém, desde que feita corretamente, seu sucesso é garantido. Como chocolate é doce, o segredo é escolher vinhos que consigam dar conta desse açúcar.

Leia também: Cinco dicas para começar a apreciar vinho branco

Com todos os tipos, vinhos doces - como Porto - dão sempre certo. “Já se quiser descobrir algo diferente, prove com um tinto Syrah ou um português do Douro. Aposto que vai se surpreender”, finaliza Natália sobre  harmonização de vinhos .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!