Tamanho do texto

Você já ouviu falar que água morna com limão faz bem para a saúde? É isso mesmo! Conheça os benefícios e confira cinco receitas com o ingrediente

Você já ouviu falar que água morna com limão faz bem para a saúde? Descubra se é mito ou verdade e ainda confira receitas com a fruta deliciosa!
Freepik
Você já ouviu falar que água morna com limão faz bem para a saúde? Descubra se é mito ou verdade e ainda confira receitas com a fruta deliciosa!


Todos nós sabemos pelo menos alguns alimentos que fazem muito bem à saúde. Talvez você não saiba, mas a água morna com limão deveria ser um dos principais nessa lista. Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão auxilia em vários aspectos do nosso organismo: aumenta a imunidade, ajuda a absorver os nutrientes, melhora a saúde do coração e, ainda, também auxilia na perda de peso.

Segundo o Dr. Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), uma das melhores maneiras de consumir essa fruta é combinada a uma dose de água, em jejum e diariamente. Isso porque a água morna com limão potencializa a absorção de vitamina C e outros compostos que fazem muito bem para o  organismo.

Diante disso, o especialista listou de alguns benefícios da frutinha verde que é famosa por seu sabor ácido e delicioso. Confira!

1) Auxilia na perda de peso

O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina e, essa diminuição de resistência faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que, consequentemente, pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento.

2) Aumento da imunidade

Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Além disso, ele contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, o que potencializa a absorção de ferro. O resultado é o fortalecimento total do sistema imunológico, e, por isso, é comum quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3) Melhora absorção de ferro

Casos de anemia por deficiência de ferro são bastantes comuns e ocorrem geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presentes no fruto potencializam a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão.

4) É bom para a saúde do coração 

Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta agem diretamente nos neurotransmissores, funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5) Ajuda na digestão

O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

Confira algumas receitas com limão

1. Tirinhas de frango douradas com limão e alho

2. Rabanadas com calda de limão

3. Taça de limão com manga

4. Chá gelado de limão, abacaxi e hortelã

5. Bolo de limão

Agora que você já sabe dos benefícios de consumir água morna com limão, aproveite também para usar o alimento em diversas receitas.


    Leia tudo sobre: receitas