Desvende quais são os alimentos que, na verdade, não devem ser armazenados no refrigerador; confira lista
FreePik
Desvende quais são os alimentos que, na verdade, não devem ser armazenados no refrigerador; confira lista


Existem muitos mitos quando se diz respeito a alimentos que podem ou não ser refrigerados . Da mesma forma, há diversos alimentos que nós armazenamos na geladeira desde sempre, mas, na verdade, o ambiente gelado não é a melhor opção para eles. E os motivos variam: seja por eles perderem suas capacidades nutritivas , pela perda do  sabor original ou por, simplesmente, não ter necessidade.

O site Food Network preparou uma lista de alimentos  comuns do dia a dia que não precisam ou não podem ficar na geladeira. De quebra, veja receitas deliciosas com eles como um bônus especial sobre como aproveitá-los antes que eles fiquem maduros demais ou não estejam mais frescos. Experimente!

1) Melancia e Melão                         

Matenha todos os tipos de melão e também melancia na despensa para um sabor melhor. Uma pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) observou  que mantê-los em temperatura ambiente pode até manter as propriedades antioxidantes mais intactas. Uma vez que elas forem cortadas, guarde-as na geladeira por no máximo três ou quatro dias.

Receita: Filé de melancia grelhado com mel

2) Batatas

Temperaturas muito baixas vão acabar com o amido presente nas batatas, deixando elas com um gosto  e com aspecto áspero. Ambientes frescos, escuros e secos são os melhores amigos das batatas.

Receita: Batatas assadas com creme de queijo e azeitonas

3) Mel

O mel pode ficar granulado em temperaturas muito frias. A temperatura ambiente é a ideal para manter esse adocicador natural delicioso.

Receita: Pão de mel no copinho

4) Café

A umidade na geladeira pode causar um acúmulo de água, o que não é bom para o sabor dos grãos do café preto.  O melhor é armazená-lo em um pote fechado.

Receita: Creme de café com chocolate

5) Tomate

A frieza do refrigerador vai deixar seu tomate sem brilho e seco. Armazene na despensa, e aqueles que ainda estão verdes podem ficar em lugares mais arejados. Se eles começarem a ficar maduros demais, é a hora de mandar ver em uma geleia ou molho de tomate.

Receita: Fritada de tomate

6) Cebola

Cebolas que ainda não foram cortadas ficam mais do que felizes fora da geladeira. A umidade do refrigerador as deixa murchas e emboloradas. Evite luz solar direta e, uma vez que você comece a usá-las, ponha em um saquinho do tipo zip e guarde na geladeira.

Receita: Quiche de cebola caramelada

7) Alho

Preserve o sabor poderoso do alho armazenando-o em um ambiente seco, fresco e ventilado. Uma vez que a cabeça tenha sido retirada, use os dentes do alho em um período de até 10 dias.

Receita: Pão de alho 

8) Molho de pimenta

Não tem porque guardar esse tipo de molho na geladeira. Ele já tem vinagre o suficiente para prevenir o crescimento de bactérias, além de que a ardência das pimentas é maior quando mantidas em temperatura ambiente.

Receita: Atum grelhado com molho de cítrico e pimenta

9) Creme de avelã

Esse delicioso alimento é super durável fora da geladeira. O sabor distinto do chocolate é mais intenso ainda quando não está gelado.

Receita: Bolo de iogurte com nutella (creme de avelã)

10) Pão

Pode até manter o mofo longe, mas a geladeira vai fazer com que seu pão fique seco. Mantenha os pães na despensa. Se você tiver mais do que vai consumir, armazene-os no frízer e descongele quando precisar.

Receita: Pão de especiarias

11) Castanhas, nozes e outros

É verdade que as temperaturas frias não deixam o óleo natural desses alimentos ficar azedo, mas o ambiente muito gelado também pode acabar com o sabor dos alimentos oleaginosos. Além disso, eles podem absorver o cheiro de outros alimentos que também estão na geladeira. Dê preferência para armazená-los em potes fechados.

Receita: Pratos com castanhas

12) Maçãs

Maçãs fresquinhas vão se dar bem e ficar bonitas na sua dispensa.   Se elas não forem consumidas em uma ou duas semanas, faça elas durarem mais pondo-as no congelador.

Receita: Maça flambada com rum e sorvete de café

13) Abacate

A cremosidade dessa fruta é melhor aproveitada quando ela é armazenada em temperatura ambiente. Se você tem muitas delas maduras e ninguém planeja usá-las, elas podem ser guardadas no congelador para durarem alguns dias extras.

Receita: Salada de camarões com abacate

14) Frutas com caroço grande

Deixe os pêssegos, damascos e ameixas ficarem em temperatura ambiente. Se você não puder devorá-las muito rapidamente, as mantenha armazenadas num gaveta separada da geladeira por alguns dias.

Receita: Lombo de porco recheado com ameixas e damasco

15) Frutas vermelhas

Frutas vermelhas fresquinhas têm um sabor maravilhoso se forem mantidas foram da geladeira. Para mantê-las boas para comer à médio-prazo, basta armazená-las no congelador. Para evitar bolor, enxague-as antes de comer. 

Receita: Fondue de frutas vermelhas

Agora não restam dúvidas se você deve ou não guardar esses alimentos na geladeira. Experimente as receitas deliciosas para usá-los da forma mais gostosa possível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!