Risoto de camarão e mais 10 receitas fáceis para impressionar no Dia das Mães

Por Juliana Bianchi , iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Veja, passo a passo, como fazer o prato único, que suja apenas uma panela e fará de você o filho preferido

O segundo domingo de maio é sinônimo de muito trabalho para a chef Eliane Carvalho, proprietária do Brie Restô, em Cuiabá. "Dias das Mães e Namorados são datas em que as pessoas mais querem comer fora", explica ela, que só poderá comemorar com as próprias filhas (uma delas, sua sócia no restaurante), quando as panelas se fecharem, à noite.

Mas quem não quiser enfrentar as filas de espera e ao mesmo tempo impressionar à mesa pode enfrentar o fogão sem medo. Para ajudar, Eliane indica uma de suas receitas mais pedidas, o risoto Honfleur – homenagem à cidadezinha francesa de onde vieram as maçãs que estiularam a criação do prato – , que leva camarões, páprica doce e maçã verde. Veja abaixo como é fácil e delicioso.   

Pronta para ganhar mil elogios? Veja como preparar um saboroso risoto de camarão com maçãs verdes. Foto: Edu CesarVocê vai precisar de: 1 kg de camarão 7 Barbas, 500 g de arroz de risoto, 3 maçãs verdes, 150 ml de azeite, 200 ml de vinho branco, cebolinha picada, 500 ml de caldo de legumes, 80 g de cebola picada, 1 cenoura grande crua processada. Foto: Edu CesarA ainda: 30 g de páprica doce, 50g de mostarda de Dijon, 350 g de manteiga, 350 g de queijo parmesão ralado, 2 colheres cheias de molho de tomate, suco de 1 limão, 150 g de creme de leite fresco, pimenta verde moída na hora e sal a gosto. Foto: Edu CesarVamos começa? Aqueça a panela e acrescente o azeite. Foto: Edu CesarJunte a cebola e deixe suar em fogo baixo. Foto: Edu CesarColoque o arroz para risoto (você pode usar o arbóreo ou o carnaroli) e refogue. Foto: Edu CesarAcrescente o vinho branco e mexa até que todo o álcool evapore. Foto: Edu CesarEntre, então, com o caldo de legumes e cozinhe mexendo sempre para que o amido se desprenda dos grãos. Foto: Edu CesarAinda no começo da cocção, junte a páprica doce.... Foto: Edu Cesaro molho de tomate.... Foto: Edu Cesara cenoura processada.... Foto: Edu Cesare a pimenta. Foto: Edu CesarSempre que preciso, acrescente mais um pouco de caldo ou água quente para não deixar o arroz secar. Foto: Edu CesarÉ importante que o risoto fique sempre com boa parte de caldo. Quando o grão estiver quase pronto (80% cozido).... Foto: Edu Cesaracrescente a manteiga gelada cortada em cubos e mexa bem. Foto: Edu CesarMergulhe os camarões sem tempero.... Foto: Edu Cesare junte o suco de limão.... Foto: Edu Cesare a mostarda de Dijon. Mexa bem. Foto: Edu CesarEnquanto o camarão cozinha, corte a maçã em quatro partes. Descarte o miolo e as sementes, e corte-a em lâminas finas. Foto: Edu CesarReserve algumas lâminas para a apresentação e pique as demais grosseiramente. Foto: Edu CesarAdicione-as ao risoto. Foto: Edu CesarAcrescente o sal.... Foto: Edu Cesara cebolinha.... Foto: Edu Cesare o creme de leite. Foto: Edu CesarSe quiser mais cor, corrija com um pouco mais de cenoura processada. Com o fogo desligado, junte o parmesão ralado e mexa. Foto: Edu CesarSeu risoto está pronto. Sirva imediatamente em porções individuais, posicionando os camarões por cima. Foto: Edu CesarFinalize com mais um pouco de queijo ralado. Foto: Edu CesarIntercale os camarões com as fatias de maçã que você reservou . Foto: Edu CesarFinalize com um minibuquê de manjericão e um tomatinho cereja cortado ao meio. Foto: Edu CesarPronto é só servir e correr para o abraço. Foto: Edu CesarA receita e execução do risoto Honfleur (de camarão com maçã verde) é da chef Eliane Carvalho, do Brie Restô (R. Presidente Marques, 35 - Goiabeiras, Cuiabá). Foto: Edu Cesar


Veja outras 10 receitas simples que surpreendem:

- Moqueca de camarão
- Lasanha com alcachofra e gorgonzola
- Lombo de porco recheado com ameixas e damasco
- Bacalhau espiritual
- Fraldinha assada lentamente ao molho de cogumelos com gnocchi de limão na manteiga e sálvia
- Carré de cordeiro com molho de hortelã e batatas assadas
- Torta de morango
- Tiramisu
- Pavê de morango
- Suflê de goiabada

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas