Guarda-chuva de chocolate para relembrar a infância

Por Ana Lucia Silva , colunista do iG Receitas*

compartilhe

Tamanho do texto

O preparo é simples e todo mundo vai adorar. O melhor é que dá para aproveitar as sobrinhas da Páscoa

Sobrou chocolate da Páscoa? Aquele pedacinho de ovo branco com aquela metadinha do ao leite? Ótima desculpa para colocar a mão na massa e fazer deliciosos guarda-chuvas de chocolate com gostinho de infância, ou melhor, com sabor muito melhor que o dos tempos de criança que eram feitos com chocolate hidrogenado.

Guarda-chuva para relembrar os tempos de criança e fazer a alegria também dos pequenos
Ana Lucia Silva
Guarda-chuva para relembrar os tempos de criança e fazer a alegria também dos pequenos


Já ensinamos a técnica de temperagem algumas vezes, mas dá para deixar o processo ainda mais fácil. São dois passos. Primeiro é preciso derreter o chocolate em banho-maria até a temperatura de 45ºC. Essa etapa também pode ser feita no micro-ondas, deixando o chocolate por 30 segundos em potência média, mexendo e voltando a aquecê-lo até atingir a temperatura.

Banho-maria invertido acelera o processo de temperagem do chocolate
Ana Lucia Silva
Banho-maria invertido acelera o processo de temperagem do chocolate

Depois é só colocar a tigela direto no banho-maria invertido feito com gelo no lugar do vapor e misturar até que ele chegue a temperatura do corpo. Preencha as forminhas de acetato, acrescente o palito, polvilhe alguns confeitos coloridos ou castanhas e leve à geladeria. Quando ficar opaco está na hora de retirar e servir.

Está sem forminhas? Não precisa desistir. Uma opção mais à mão é usar o papel-manteiga enrolado em formato de cartucho, que você pode fazer cortando quadrados e unindo as duas pontas opostas bem juntinhas. Prenda o papel e coloque em um apoio para manter o cone de pé.

Versão gostosura
Dica para incrementar seu guarda-chuva: muito recheio. Coloque o chocolate nas forminhas e retire o excesso para criar apenas uma casquinha. Leve à geladeira até ficar firme. Coloque mais um pouco de chocolate para preencher a ponta e colar o palito. Junte o recheio que você mais gostar e termine com o chocolate para selar o guarda-chuva. Leve novamente à geladeira até firmar bem e desenforme.

Nossas sugestões de recheio:
Brigadeiro de chocolate
Trufa de cereja
Brigadeiro de pistache 
Ganache de tutti-frutti

Receitas a prova
Divulgação

Dúvidas e perguntas inquietantes sobre alguma receita ou prato? Mande para receitaprova@gmail.com

*Ana Lucia Silva é repórter do iG Receitas desde 2012 e, além de jornalista, é formada em Gastronomia pela escola Estácio/Alain Ducasse Formation. Vive no mundo das panelas e ama uma novidade, uma invencionice e um bom jeito de experimentar um prato diferente.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas