Veja como fazer jelly shots: a gelatina alcoólica divertida

Por Ana Lucia Silva , colunista do iG Receitas*

compartilhe

Tamanho do texto

Feitas na casca da laranja ou do limão, doses de gelatina e cachaça são ideais para entrar no clima da folia

Preparado para os shots? Veja passo a passo como servir uma caipirinha de um jeito diferente e divertido. Foto: Edu CesarSepare os ingredientes para o shot de caipirinha: 5 limões taiti, 1 xícara (chá) de água, 1 xícara (chá) de açúcar, 3 envelopes de gelatina incolor e sem sabor, 3/4 de xícara de suco de limão, 1 dose de cachaça. Foto: Edu CesarEscolha limões com a casca mais grossa, mas que não estejam muito duros. Corte-os pela metade no sentido dos gomos. Foto: Edu CesarO maior desafio é retirar a polpa do limão sem rasgar a casca. O truque é passar uma faca de ponta na parte branca da fruta entre a polpa e a casca. Foto: Edu CesarDepois é só puxar com delicadeza até sair todos os gomos. Reserve  o limão para fazer o suco. Foto: Edu CesarMais uma dica: coloque cada metade da casca em formas de empadinha ou de cupcakes para ajudar a manter o formato e dar mais sustentação para a gelatina não vazar. Reserve. Foto: Edu CesarO primeiro passo da gelatina é juntar o açúcar com a água e deixar ferver até que ele dissolva por completo. Foto: Edu Cesar Poder ser feito na panela ou no micro-ondas. É bem rapidinho. Foto: Edu CesarDissolva a gelatina na água quente, misturando rápido para não criar grumos . Foto: Edu CesarAcrescente o suco de limão. Deixei todos os gominhos para eles aparecem na gelatina. Foto: Edu CesarCom a  mistura um pouco mais fria, coloque a cachaça ou a vodka. Foto: Edu CesarMisture bem para que os ingredientes fiquem bem misturados. Foto: Edu CesarPreencha as cascas de limão com a gelatina. Foto: Edu CesarElas devem ficar bem preenchidas, mas tome cuidado para não vazar. Leve à geladeira por algumas horas até estar firme. Foto: Edu CesarCorte cada metade em três partes e é só curtir o drinque. Foto: Edu CesarQuer uma opção mais simples? Use 350 ml de água, 50 ml de cachaça, 1 pacote de gelatina do seu sabor preferido e limões taiti. Foto: Edu CesarFerva 200 ml de água e acrescente a gelatina, mexendo até dissolver. Foto: Edu CesarDepois é só adicionar 150 mil de água fria e 50 ml de cachaça ou vodka. Você pode alterar a quantidade de cachaça e água para um resultado mais ou menos forte. Só fique de olho na proporção. Foto: Edu CesarPreencha os limões até completar a casca e leve à geladeira. Foto: Edu CesarCorte cada metade do limão em três partes iguais. Foto: Edu CesarFica bem fofo. Para um versão sem álcool é só preparar  a gelatina normalmente com 100 ml de água a menos . Foto: Edu Cesar

A receita de hoje é um sucesso da internet que há tempos eu queria testar: pequenos shots com gelatina feitos na casca do limão. Apesar do nome em inglês, jelly shot, e de ser mais popular no exterior do que no Brasil, a ideia combina bastante com o clima de festivo. Fáceis de fazer, eles são bonitos, coloridos, diferentes, refrescantes e muito práticos de consumir. Veja na galeria como fazer.

É possível preparar as doses de diversos sabores, combinações e formatos, variando inclusive a bebida alcoólica. Os norte-americanos são campeões nesse quesito com seus quadradinhos de cosmopolitan, shots de mojito e outras ideias, mas que tal abrasileirar um pouco? Fizemos uma versão da caipirinha que merece o título de rainha da bateria e uma de morango que também faz bonito.

Com alguns truquezinhos, que estão no passo a passo acima, fica fácil reproduzir em casa. Depois, é só servir para os amigos e aproveitar.

Curta o iG Receitas no Facebook e no Twitter

Tem alguma dúvida que você sempre quis saber, mas nunca teve a chance de perguntar? É só mandar para o email receitaaprova@gmail.com que nós vamos desvendar o mistério culinário.

Receitas à prova é comandado pela jornalista Ana Lucia Silva
Divulgação
Receitas à prova é comandado pela jornalista Ana Lucia Silva

Leia também: 

20 receitas rápidas para dar energia

Brigadeiros alcóolicos

10 dicas para tomar cerveja no verão

*Ana Lucia Silva é repórter do iG Receitas desde 2012 e, além de jornalista, é formada em Gastronomia pela escola Estácio/Alain Ducasse Formation. Vive no mundo das panelas e ama uma novidade, uma invencionice e um bom jeito de experimentar um prato diferente.


Leia tudo sobre: CarnavalGelatinaDrinquesJelly shotAna Lucia Silva

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas