Receitas à prova: a importância de seguir pesos e medidas

Por Ana Lucia Silva * colunista do iG Receitas

compartilhe

Tamanho do texto

As xícaras, colheres e os gramas que podem fazer a diferença entre uma receita dar certo ou ser um completo desastre

Pesos e medidas
Thinkstock Photos
Pesos e medidas


Um pires, uma xícara, uma colher, um copo. Não, não é uma lista de utensílios de casa. São as medidas mais comuns usadas nas receitas caseiras e em muitos livros de culinária, incluindo a maioria das descrições do iG Receitas. Elas podem facilitar a vida e dispensam a necessidade de balanças e  outros equipamentos. Mas será que sempre dá certo?

O segredo dessas medidas é a proporção. Se ela for mantida, a chance de erro é bem pequena. O cuidado fica por manter a escala. Não adianta encher uma colher até a boca e colocar a outra bem rasinha. Os jogos de colheres e de xícaras e até mesmo as jarras medidoras (que funcionam melhor com líquidos)  à venda ajudam na missão. Mas lembre-se: sem chorinhos, mantenha a linha.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

Algumas medidas vão pela intuição e aos poucos vêm sendo menos vistas por ai, como é o caso do pires. A unidade básica do olhômetro. Afinal, os pires da minha casa podem ser maiores ou menores que os da sua. Os copos também rendem uma confusão. Eles variam muito de tamanho, mas o ideal é usar o copo americano como padrão.

A maioria das receitas aguenta uma pequena variação de ingredientes e até um improviso, com exceção das de confeitaria e panificação, que exigem uma balança bem ajustada. "A receita é uma fórmula química e as medidas são de total importância. Principalmente para bolos, que podem baixar no forno ou ficar incruados. A balança é amiga do confeiteiro e o resultado é diretamente proporcional a precisão", afirma Daniela Meneghini, chef do Marie Marie Bakery.

Para pães, também é fundamental, já que a chave do sucesso é a proporção de farinha, fermento e líquidos. As receitas profissionais, inclusive, são todas formuladas com suas porcentagens acompanhando os pesos para aumentar ou diminuir a quantidade sem alterar o produto final.

Na hora de dividir
Pesar os ingredientes, além de padronizar a receita e fazer com que se tenhar sempre o mesmo resultado, ajuda na hora de duplicar uma receita ou reduzí-la a metade. É só multiplicar ou dividir matematicamente e pronto. Até os ovos podem ser divididos com precisão quando estão em gramas. Mas é preciso batê-los com o garfo, misturando a clara e a gema, antes de medir. Assim você terá partes equivalentes na medida. É a prova que o meio ovo existe. 

Pegadinha 
Na hora de medir, fique atento: 125 g de açúcar não tem o mesmo volume do chocolate em pó. E uma xícara de água tem peso diferente de uma xícara de manteiga, por exemplo. Para ajudar na conversão, é preciso usar uma tabelinha simples que você pode conferir nesta ferramenta do iG Receitas com medidas pradrão.

São detalhes que fazem a diferença, mas não são difíceis de seguir. Com o tempo tudo fica mais fácil e, com a repetição da receita, melhor ainda.

Receitas à prova é comandado pela jornalista Ana Lucia Silva
Divulgação
Receitas à prova é comandado pela jornalista Ana Lucia Silva

Tem alguma dúvida que você sempre quis saber, mas nunca teve a chance de perguntar? É só mandar para o email receitaaprova@gmail.com que nós vamos desvendar o mistério culinário. 


Leia também:
- 7 segredos para a comida não empelotar 
- 9 dicas para quem vai cozinhar pela primeira vez 
- Os segredos da batata frita perfeita 



*Ana Lucia Silva é repórter do iG Receitas desde 2012 e, além de jornalista, é formada em Gastronomia pela escola Estácio/Alain Ducasse Formation. Vive no mundo das panelas e ama uma novidade, uma invencionice e um bom jeito de experimentar um prato diferente.

Leia tudo sobre: Receitas à provaReceita à provaDicaCozinharmedidasreceitaconversão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas