15 receitas fáceis para surpreender os amigos na praia

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG

compartilhe

Tamanho do texto

Dicas fáceis e rápidas para fazer da viagem com os amigos uma experiência gastronômica descontraída

Viajar para a praia com os amigos não precisa ser sinônimo de comer mal. Que tal assumir a responsabilidade e bancar o mestre-cuca? “Com um pouco de atenção e antecipação dos preparos é possível fazer bons pratos sem perder muito tempo durante a viagem.” A palavra é de Rafael Coutinho, chef do CO.MO – Cozinha Móvel, food truck que começou a funcionar neste ano em São Paulo. Desafio aceito?

O primeiro passo para fazer bonito na cozinha é levar os alimentos certos. Além dos básicos macarrão e arroz, vale investir em raízes, como batata, batata-doce, cenoura e beterraba. “São alimentos muito versáteis. Dá para assar, fazer saladas, cozinhar em água ou preparar um purê”, exemplifica o chef.

Veja como fazer, passo a passo, uma salada de polvo com berinjela assada, purê de erva-doce e vinagrete de ervilhas

Tudo a ver com a praia, a salada de polvo é uma opção fácil de fazer para impressionar os amigos. Veja como. Foto: Edu CesarPara a berinjela assada você vai precisar de: 1 kg de berinjela, 20 ml de mel, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Foto: Edu CesarComece descascando a berinjela.... Foto: Edu Cesare cortando-a ao meio. Foto: Edu CesarTempere com pimenta-do-reino e sal.... Foto: Edu Cesare pincele com mel.. Foto: Edu CesarColoque a berinjela em uma assadeira sobre papel alumínio para não grudar. Foto: Edu CesarLeve-a, então, ao forno pré-aquecido a 150° C por uma hora. Foto: Edu CesarQuando estiver assada, corte-a em cubos e reserve para a montagem do prato . Foto: Edu CesarHora de fazer o vinagrete de ervilhas. Você vai precisar de: 400g de ervilha, 150 ml de azeite, 50 ml de suco de limão, 3 dentes de alho, hortelã, agrião, folhas e rodelas de erva-doce a gosto. Foto: Edu CesarO primeiro passo é picar o alho. Foto: Edu CesarAdicione-o, então, a uma tigela com as ervilhas (você pode usar as congeladas ou em lata). Foto: Edu CesarAdicione as folhas de agrião, erva-doce e hortelã, além de rodelas da erva-doce. Foto: Edu CesarTempere com sal, azeite e suco de limão. Mexa e reserve para a montagem. Foto: Edu CesarPara preparar o purê de erva-doce você vai precisar de: 1 unidade grande de erva-doce, 500 ml de leite e sal a gosto. Foto: Edu CesarSepare o talo de erva-doce das folhas.... Foto: Edu CesarPique o talo grosseiramente. Foto: Edu CesarLeve à panela em fogo médio.... Foto: Edu Cesar... e adicione o leite e o sal. Ferva até que os ingredientes se misturem bem, formando uma pasta.. Foto: Edu CesarPor fim, bata no liquidificador para deixar o purê mais homogêneo. Foto: Edu CesarPara o polvo, você vai precisar de: 1,5 kg de polvo (apenas os tentáculos), 200 ml de vinho branco, 60 ml de azeite, 6 dentes de alho, 2 folhas de louro e sal. Foto: Edu CesarEm uma panela de pressão, acrescente o azeite.... Foto: Edu Cesar... os dentes de alho picados.... Foto: Edu Cesar... a folhas de louro.... Foto: Edu Cesar... os tentáculos do polvo previamente temperados com uma pitada de sal. Refogue tudo.. Foto: Edu CesarAcrescente o vinho branco e assim que começar a ferver tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos na pressão e retire do fogo. Foto: Edu CesarRetire o polvo da panela, corte em rodelas largas e sirva com as ervilhas e a berinjela. Foto: Edu CesarA receita é de Rafael Coutinho, chef do CO.MO – Cozinha Móvel, food truck que opera em São Paulo. Foto: Edu Cesar

Aproveite ainda as boas ofertas de peixes frescos nas cidades praianas. Coutinho recomenda sardinha e namorado como opções econômicas e versáteis. Ele ainda dá a dica de outro ingrediente que não pode faltar: vinagre. “A acidez é um elemento importante para realçar o sabor dos alimentos”, explica.

Para fugir da mesmice, a maçã verde é uma fruta curinga que, segundo o cozinheiro, tem poder transformador. “Dá um sabor interessante a pratos banais”. Procure usá-la em saladas ou mesmo em assados e purês.

Tão importante quanto a opção pelos ingredientes certos é o cuidado na hora da escolha. Procure sempre alimentos de boa qualidade. A atenção faz toda diferença no resultado final. “Cozinhar é uma forma de demonstrar carinho, é necessário ter paciência na escolha dos ingredientes”, diz Coutinho.

Para não passar horas na cozinha durante as férias, o ideal é se antecipar, preparando tudo o que for possível antes de viajar ou em etapas, antes ou depois da praia. “Deixe as coisas mais simples para fazer em cima da hora”, aconselha o chef.

Confira outras receitas fáceis de fazer para impressionar os amigos e levar o título de cozinheiro do verão:
- Penne con pomodoro crudo (penne com tomate cru)
- Bolinho de arroz
- Miojo primavera
- Miojo com frutos do mar
- Hambúrguer
- Tomate recheado com ricota e espinafre light
- Ovo frito com berinjela grelhada
- Escalope de filé com molho de mostarda
- Onion rings crocantes
- Espaguete à carbonara
- Lula empanada
- Moqueca de camarão
- Espaguete com mexilhões, vinho branco e salsinha
- Filé de pintado com purê de banana-da-terra




Leia tudo sobre: receitapraiareceitas rápidasreceitas simplespolvoverão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas