Saia do básico na lentilha

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Selecionamos oito receitas para você inovar na ceia de Réveillon e garantir sorte o ano inteiro

Para quem acredita em simpatias e energias mágicas que rondam a passagem do dia 31 de dezembro para o 1º de janeiro, ter à mesa uvas, romãs e um prato de lentilhas para comer logo nas primeiras horas do ano é indispensável. Símbolo da fartura e da fertilidade, os grãos da leguminosa dobram de tamanho ao serem fervidos – independentemente da receita –, reforçando a crença na fartura que trarão para o novo ano.

Para manter a tradição, mas variar nos sabores, selecionamos algumas receitas que levam o ingrediente. Veja abaixo alguns links e como fazer, passo a passo, uma saborosa salada de lentilhas vermelhas com vinagrete de mostarda proposta pelo chef Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo (SP).

Fria ou quente, salada de lentilhas é sempre bem-vinda. Você vai precisar de: 1kg de lentilha vermelha (você pode substituir pela marrom), 100g de bacon em cubos, louro.... Foto: Edu Cesar... 2 cebolas roxa peq., tomilho, 20g de salsinha, 20g de cebolete, 60g de vagem, 120g de mostarda Djon, 200ml de azeite, 60ml de vinagre de xerez, sal e pimenta. Foto: Edu CesarColoque as lentilhas para cozinhar por cerca de 15 minutos com uma cenoura grande, 2 ou 3 folhas de louro e um ramo de tomilho. Quando ficarem macias escorra e reserve. Foto: Edu CesarEnquanto isso, aqueça parte do azeite em uma frigideira e frite o bacon até ficar dourado. Reserve. Foto: Edu CesarEm uma vasilha, junte a mostarda. Foto: Edu CesarE parte do vinagre. Foto: Edu CesarMexa bem até ficar homogêneo. Foto: Edu CesarAos poucos, acrescente o azeite em fio, enquanto bate vigorosamente para incorporar. Foto: Edu CesarO ponto é quase o de maionese, mas um pouco mais molinho. Foto: Edu CesarHora de picar os demais ingredientes. Começe pela cebola.... Foto: Edu Cesara cenoura cozida. Foto: Edu Cesare a vagem. Foto: Edu CesarJunte os ingredientes ao vinagrete de mostarda. Foto: Edu Cesarincluindo a lentilha. Foto: Edu Cesare o bacon. Foto: Edu CesarMexa bem para que todos os ingredientes peguem o tempero. Foto: Edu CesarCorrija o sal e a pimenta. Foto: Edu CesarAcrescente o restante do vinagre. Foto: Edu CesarE a salsinha e a cebolete. Foto: Edu CesarMisture bem e sirva. Foto: Edu CesarVocê pode decorar com folhas verdes e ceboletes. Sirva como salada ou acompanhamento para carnes e peixe. Foto: Edu Cesar

Veja outras receitas com lentilha para sair do básico:
- Lentilha com especiarias e iogurte
- Arroz com lentilha
- Abóbora com couve-flor, lentilha e especiarias
- Cozido de lentilha com limão
- Salada de lentilhas
- Creme de lentilha com cereais
- Arroz com lentilha e ovos


Leia tudo sobre: lentilhaAno Novo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas