Tamanho do texto

Responsável pela cozinha do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Rogério Siqueira criou menu alternativo, em que o azeite de dendê não é obrigatório

Engana-se quem pensa que na Bahia só é possível comer bobó de camarão, moqueca e acarajé. Nem sempre os temperos carregados e o sabor marcante do dendê agradam o paladar dos turistas de primeira viagem.

Veja como fazer os hits do Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA):
- Escondidinho de mandioquinha com camarão
- Lagosta grelhada
- Carpaccio de salmão e camarão

Para Rogério Siqueira, chef executivo do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e responsável pelos novos cardápios dos quatro restaurantes do hotel, é fundamental equilibrar a culinária baiana com outros sabores. Com influências da gastronomia mediterrânea e asiática, o chef comandou a cozinha do Sheraton Hotels & Resorts por quase dez anos, em destinos como Rio de Janeiro e Chile, antes de assumir a cozinha do Tivoli.

Chef Rogério Siqueira assina novo menu no Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA)
Divulgação
Chef Rogério Siqueira assina novo menu no Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA)

"Claro que as pessoas vêm para cá com vontade de provar a culinária baiana. Mas os turistas fecham pacotes de pelo menos uma semana, então é muito tempo comendo a mesma coisa. Quando assumi a cozinha, tinha pouca variação, agora colocamos opções de pratos da culinária internacional para mudar um pouco. Tem de haver alternativas, senão o azeite de dendê fica enjoativo, principalmente para quem não está acostumado", explica o chef.

Curta o IG Receitas no Facebook e siga no Twitter

O resort conta com quatro restaurantes diferentes, cada um com um cardápio característico, com opções à la carte e serviço de bufê. Tabaréu, GOA, À Sombra do Coqueiral e Dendê Bar também passaram pela reformulação gastronômica do chef.

Pratos clássicos, como as moquecas de peixe e frutos do mar, bobó de camarão e acarajé serão mantidos. Sapiranga, uma receita clássica da Praia do Forte e que leva camarões ou lagosta ao molho de carne, bechamel e creme de leite, com arroz puxado no próprio molho, também continuará no cardápio, para a alegria dos turistas.

Outra iniciativa de Rogério foi trabalhar exclusivamente com alimentos frescos, aproveitando os hortifrutis da região e os pescadores locais da Praia do Forte. “Já conseguimos a aprovação de um projeto de horta orgânica aqui dentro do hotel. Também pretendo criar um cantinho com um cardápio de ceviche, ostra e tiradito, que é o sashimi peruano. Tem tudo a ver com o clima daqui”, diz.

Entre as novidades do cardápio, Rogério Siqueira apresentou o carpaccio de salmão e camarão com alcaparras crocantes, raspas de limão siciliano e vinagrete de ervas, além do  escondidinho de mandioquinha com camarão  e do ceviche. De prato principal, lagosta grelhada em azeite cítrico de ervas acompanhado de spaghetti ao alho e limão siciliano. Já para as sobremesas, o chef preparou um minigateau de goiabada com calda de catupiry, torta de banana com sorvete de canela e cocada mole de maracujá.

Leia mais:
- Sem medo da panela de pressão
- 4 receitas saborosas para fazer no microondas
- Varie o recheio da batata assada

*A jornalista viajou a convite do Tivoli Ecoresort Praia do Forte.