Bolo sem farinha passo a passo

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Aprenda duas receitas sem farinha, mas cheias de sabor. Elas são perfeitas para o lanche da tarde

Pensar em bolo sem farinha pode até ser difícil, mas a receita que exlcui o ingrediente pode ser uma surpresa gostosa. Com massa de textura mais cremosa ou úmida, a ideia é uma boa opção para variar o cardápio de sobremesas e também é uma alternativa interessante para quem tem restrições alimentares.

Conversamos com a confeiteira Marilia Zylbersztajn, dona da confeitaria na Vila Madalena que leva seu nome, sobre o assunto e ela garante que cada bolo tem seu próprio segredo. “O bolo de chocolate sem farinha, por exemplo, leva pouca manteiga, então é necessário ter paciência para que a gordura incorpore no açúcar, formando uma massa macia”.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

Outra dica de Marilia é assar o bolo de chocolate diretamente na assadeira em que ele será consumido, pois é difícil desenformá-lo sem fazer bagunça.

Já no caso do bolo de castanha-do-pará, a confeiteira diz que não há muitas complicações e faz só uma ressalva: “como neste bolo não tem fermento, é importante que a massa dobre de volume na primeira etapa do preparo. Se não ele não cresce”.

Bolo de chocolate não precisa de farinha. Confira a receita. Foto: Edu CesarPara fazer o bolo de chocolate você vai precisar de: 4 gemas; 4 claras; 300g de  açúcar; 150g de manteiga; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 300g de chocolate 70%   cacau. Foto: Edu CesarComece colocando as gemas... Foto: Edu Cesar... e o açúcar em uma tigela. Foto: Edu CesarBata bem até que a gordura da gema se incorpore no açúcar. Tenha paciência, esta  etapa pode demorar um pouco. Foto: Edu Cesar29 A mistura estará pronta quando atingir textura macia e homogênea. Foto: Edu CesarEnquanto os ingredientes se misturam, coloque, em outra tigela, a manteiga... Foto: Edu Cesar...e o chocolate. Foto: Edu CesarFaça um banho-maria para que ambos derretam e se misturem. Foto: Edu CesarAdicione, então, o chocolate à massa... Foto: Edu Cesar... e o amido de milho. Misture bem. Foto: Edu CesarEm uma terceira tigela, bata as claras de ovo em neve. Foto: Edu CesarE depois adicione a clara em neve à mistura. Foto: Edu CesarMisture os ingredientes com cuidado, para que a massa não perca todo o ar. Foto: Edu CesarColoque o bolo em uma forma untada com manteiga e fécula de batata. Importante:  use já a forma em que for consumir o bolo, para que ele não se desmanche ao desenformar. Foto: Edu CesarLeve ao forno pré-aquecido em 180°C por 25 minutos. Foto: Edu CesarRetire, então, do forno... Foto: Edu CesarPara fazer o bolo de castanha-do-pará você vai precisar de: 5 ovos; 250g açúcar;  raspa de 1 limão Taiti; 1 colher (chá) canela; 375g castanha-do-pará ralada; 75g de manteiga. Foto: Edu CesarColoque os 5 ovos em uma tigela... Foto: Edu Cesar... e adicione o açúcar. Foto: Edu CesarBata bem, por cerca de 10 minutos. A massa precisa dobrar de volume. Foto: Edu CesarAdicione então as raspas de limão... Foto: Edu Cesar... e a canela. Foto: Edu CesarMisture. Foto: Edu CesarPor fim, adicione a castanha-do-pará ralada... Foto: Edu Cesar... e a manteiga. Misture até que a massa fique homogênea. Foto: Edu CesarDespeje, então, a massa sobre uma forma untada com manteiga e fécula de batata. Foto: Edu CesarBolo sem farinha. Foto: Edu CesarRetire o bolo do forno e deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de tirá-lo da  forma. Foto: Edu CesarFinalize com açúcar de confeiteiro. Foto: Edu CesarPronto. O bolo de castanha-do-pará já pode ser servido. Foto: Edu CesarAs receitas e as dicas são de Marilia Zylbersztajn, da confeitaria que leva seu nome  (Rua Fradique Coutinho, 942 – Vila Madalena. São Paulo). Foto: Edu Cesar

Veja tammbém: Segredos do pão-de-ló

Leia tudo sobre: Bolo sem farinha

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas