Direto da mesa do bar: as milanesas mais famosas para fazer em casa

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Aprenda a fazer em casa aquelas porções que você adora pedir no boteco

Bife, queijo, banana, frango e até azeitona. Praticamente tudo fica mais gostoso à milanesa. Por mais que a friturinha não seja um dos modo preparo mais saudáveis, é difícil negar o apelo da massa crocante feita com ovos, farinha e leite. Rápidas e fáceis de fazer, as porções de empanados são aperitivos perfeitos para receber os amigos em casa.

A magia por trás das milanesas de bar se esconde justamente na simplicidade. Nada de temperos exóticos ou técnicas complexas, o segredo para o sucesso está em manter o óleo na temperatura correta e usar a farinha apropriada. “As pessoas costumam ter um pouco de pressa na hora de fritar, mas para dar certo é preciso que o óleo esteja muito quente”, explica Marcos Rodrigues dos Santos, sócio do bar Piruna.

Aprenda a fazer três porções diferentes de milanesas típicos dos botecos: isca de frango, azeitona e queijo provolone.

Aprenda a fazer isca de frango, azeitona e provolone, tudo à milanesa. Confira  as receitas. Foto: Edu CesarPara a isca de frango: 500g de peito de  frango, 1 xícara (chá) de farinha panko, 1 copo de leite, 3 ovos, 3 dentes de alho, sal e pimenta-do-reino a gosto e óleo q.b.. Foto: Edu CesarTempere os ovos em uma tigela com pimenta-do-reino.... Foto: Edu Cesar...sal... Foto: Edu Cesar... e alho picado. Foto: Edu CesarAdicione o leite... Foto: Edu Cesar... e misture bem. Reserve. Foto: Edu CesarAdicione à outra tigela a farinha do tipo panko. Foto: Edu CesarMergulhe, então, as iscas de frango no ovo... Foto: Edu Cesar... depois na farinha... Foto: Edu Cesar... e misture bem. Foto: Edu CesarLeve o frango para fritar em óleo bem quente, por cerca de cinco minutos ou até  que as iscas fiquem douradas. Foto: Edu CesarÉ só servir!. Foto: Edu CesarAzeitonas à milanesa: 500g de azeitonas verdes sem  caroço, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 3 ovos, 1 copo de leite, 200g de mussarela, sal e óleo q.b. Foto: Edu CesarComece ralando a mussarela na parte mais grossa do ralador... Foto: Edu Cesar... e insira o queijo dentro da azeitona. Foto: Edu CesarAdicione a tira inteira de mussarela. Não tem problema sobrar um pouco para  for. Foto: Edu CesarAdicione, então, os ovos em uma tigela... Foto: Edu Cesar... tempere com uma pitada de sal... Foto: Edu Cesar... e adicione o leite. Foto: Edu CesarMexa bem. Foto: Edu CesarAdicione a farinha de trigo à tigela... Foto: Edu Cesar... e misture. Foto: Edu CesarMergulhe a azeitona na mistura... Foto: Edu Cesar... e frite em óleo bem quente. Foto: Edu CesarA porção de azeitonas à milanesa está pronta para ser servida. Foto: Edu CesarProvolone à milanesa: 500g de queijo provolone, 1 xícara (chá) de farinha de rosca e 1 de farinha de trigo, 1 copo de leite, 3 ovos, óleo q.b.. Foto: Edu CesarO processo é parecido com o das outras receitas. Coloque o ovo e o leite em uma  tigela e bata bem.. Foto: Edu CesarMergulhe, então o queijo cortado em cubinhos no ovo. Foto: Edu CesarPasse na farinha de trigo. Foto: Edu CesarMergulhe mais uma vez no ovo antes de levar o queijo para a farinha de rosca e misture bem.. Foto: Edu CesarLeve o queijo para fritura em óleo bem quente. Foto: Edu CesarA porção de provolone à milanesa está pronta para fazer a alegria de seus convidados. Foto: Edu CesarAs receitas e as dicas são da equipe do bar Piruna, em São Paulo (Al.  Lavandisca, 546 – Moema). Foto: Edu Cesar

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

Leia tudo sobre: MilanesaCopaAzeitonaFrangoQueijoProvoloneREceitahappy hour

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas