Aprenda a fazer três drinques campeões

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em clima de Copa do Mundo, confira receitas inspiradas nos maiores vencedores do torneio

O Brasil é o país-sede da Copa do Mundo 2014 e como bom anfitrião recebe os convidados estrangeiros com cordialidade e, claro, bons drinques. Pensando no clima de confraternização do torneio, Fabio la Pietra, bartender do SubAstor, criou drinques inspirados nos três maiores campeões mundiais.

Pentacampeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), o Brasil é o maior vencedor do torneio. Em seguida vem a Itália com quatro títulos (1934, 1938, 1982 e 2006) e Alemanha, detentora de três títulos (1954, 1974 e 1990). Esta, que é a vigésima edição do torneio, pode confirmar a hegemonia brasileira ou trazer alguma nova nação para o hall dos campeões, que conta ainda com Argentina, Uruguai, França, Inglaterra e Espanha.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

Cada um desses países tem uma cultura diferente e hábitos singulares em relação ao consumo de bebidas. Foi pensando nesses costumes, mais do que na origem de cada ingrediente, que o bartender elaborou cada coquetel.

“Apesar de o amaro (aperitivo à base de ervas) ser uma bebida italiana, por exemplo, a Alemanha é um dos mercados que mais a consome no mundo”, explica Fabio, que usou o ingrediente versátil em dois dos coquetéis.

Um dos drinques, o #vaitercopa, mescla cachaça, abacaxi e limão para formar um coquetel frutado e refrescante. O santoamaro.it é composto por gim, chá mate e o aperitivo italiano que dá nome ao drinque. Inspirado na Alemanha, o guten cup leva cerveja e steinhäger no preparo.

Veja nas fotos como preparar cada drinque:

Aprenda a fazer o #vaitercopa, o santoamaro.it e o guten cup, três coquetéis  inspirados nos maiores campeões mundiais. Foto: Edu CesarPara fazer o #vaitercopa você vai precisar de: 50ml de cachaça branca, suco de  1⁄2 limão, 2 cubos de abacaxi, 15 ml de melado de cana, banana desidratada e uma fatia de copa. Foto: Edu CesarComece colocando o abacaxi na coqueteleira... Foto: Edu Cesar... seguido pelo suco de limão... Foto: Edu Cesar... e pelo melado de cana. Foto: Edu CesarMacere tudo. Foto: Edu CesarAdicione, então, a cachaça... Foto: Edu Cesar... e o gelo. Foto: Edu CesarBata todos os ingredientes na coqueteleira. Foto: Edu CesarAbra a coqueteleira e despeje a bebida em um copo com gelo, passando antes  por uma peneira. Foto: Edu CesarUse uma fatia de banana desidratada e uma fatia de copa para decorar... Foto: Edu Cesar... um pouquinho de páprica para dar uma cor... Foto: Edu Cesar... e pronto. O #vaitercopa já pode ser servido.. Foto: Edu CesarPara fazer o santoamaro.it, separe 30ml de amaro, 30ml de gim, suco de meio limão e 80ml de chá mate gaseificado, folhas de hortelã e um bucatini para decorar. Foto: Edu CesarComece despejando o gim em um copo com gelo. Foto: Edu CesarAdicione, então o amaro... Foto: Edu Cesar... o suco de limão... Foto: Edu Cesar... e, com o auxílio de uma bailarina, mexa bem para gelar o drinque e misturar  os ingredientes. Foto: Edu CesarUse a bailarina para despejar o chá mate até completar o copo. Foto: Edu CesarDecore com um punhado de hortelã e uma casca de laranja fatiada. Complete com um bucatini  (espaguete com furo no meio) como canudo. Foto: Edu CesarDespeje um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o drinque para dar um toque  especial. Foto: Edu CesarO santoamaro.it está pronto para ser servido. Foto: Edu Cesar8316 - Para fazer o guten cup, você vai precisar de: 30 ml de steinhäger, 30 ml de   amaro e 50 ml de cerveja de trigo alemã. Foto: Edu CesarInicie colocando um bloco de gelo dentro do copo. Foto: Edu CesarAdicione à coqueteleira o Steinhäger... Foto: Edu Cesar...o amaro.... Foto: Edu Cesar... e um gole de cerveja. Foto: Edu CesarNão bata na coqueteleira. O truque é passar algumas vezes o liquido de um copo  para o outro, com o auxílio de uma peneira para segurar o gelo. Foto: Edu CesarColoque, então, o restante da cerveja no copo com gelo. Foto: Edu CesarE despeje o drinque no copo. Foto: Edu CesarUse uma cereja e uma fatia de casca de laranja para decorar. O guten cup já pode  ser servido. Foto: Edu CesarAs receitas e as dicas são de Fabio la Pietra, bartender do SubAstor (Rua Delfina, 163, São Paulo, tel. 11 3815-1364). Foto: Edu Cesar

Veja também: Pipocas com temperos especiais

Leia tudo sobre: copa do mundodrinquescachaçagimcervejasteinhäger

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas