Namoro e futebol: cardápio para unir as duas paixões no dia 12 de junho

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Dia dos namorados e abertura da Copa do Mundo na mesma data pede esforço em conjunto

Divulgação
Não perca nem a Copa e nem o dia dos Namorados


A estreia do Brasil na primeira Copa do Mundo em casa depois de 60 anos cai justamente no dia dos namorados. A data, tão aguardada pelos fãs de futebol e também pelos românticos, parece um prato cheio para brigas. Que tal evitar discussões unindo na cozinha as duas paixões?

“A data atípica não pode ser desculpa para não comemorar”, diz Maurício Lopes, professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. Segundo o chef, é possível preparar uma refeição simples e sem muito trabalho para ser feita no dia do jogo. “Dá para deixar quase tudo pronto no dia anterior”, garante.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

O primeiro passo é decidir o cardápio. Leve em consideração alguns aspectos como praticidade, tempo de preparo e o fato de ser uma ocasião romântica. “Não pode ser nada muito pesado, como um lombo de porco, por exemplo. Até porque tem que pensar no depois do jantar também”, brinca o cozinheiro.

Massa recheada, lasanha, torta, quiche, sopa ou arroz são opções que podem ser preparadas com um dia de antecedência. Evite risotos, massas longas (como espaguete ou talharim) e carnes. “É muito fácil perder o ponto da carne quando você faz antes”, explica Lopes.

Uma boa ideia para aproximar o casal é preparar o jantar juntos. Neste caso, é importante delimitar as funções na cozinha. Cada um deve assumir aquilo que gosta de fazer, sem interferir no do outro. Se um dos dois não cozinha, tem que assumir a pia. As tarefas devem ficar bem claras desde o começo.

Para brincar com o tema Copa do Mundo, folhas e temperos verdes ajudam a criar um clima de “vai, Brasil!” para a ocasião. Apenas tente não cair no erro de espetar um ramo de alecrim ou uma flor de tomate no meio do prato. “A comida tem que ser bonita e colorida naturalmente, sem a necessidade de decorações não funcionais”, adverte o chef.

Ravioli de ricota e espinafre. Foto: Cecília SampaioBolo de rolo com sorvete. Foto: Cecília SampaioSalada de queijo de cabra. Foto: Cecília Sampaio

Confira a sugestão do professor da Anhembi Morumbi para um menu fácil e colorido no dia dos namorados:

Salada com queijo de cabra
Ravioli de ricota com espinafre
Bolo de rolo com calda de goiabada 

Leia tudo sobre: dia dos namoradoscopa do mundocardápio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas