Como fazer doces típicos de festa junina

Por Ana Lucia Silva , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Doce de batata doce e doce de leite não podem faltar em nenhum arraial. Veja como preparar as delícias

Festa junina boa é aquela recheada de gulodices típicas. Não pode faltar um churrasquinho do "bão", muito milho, vinho quente e fartura de doces. Alguns quitutes são mais do que tradicionais, como o doce de batata roxa e o doce de leite em pedacinho. São preparações  com sabor de interior que exigem paciência no modo de preparo, mas valem cada minuto.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

A chef Elzinha Nunes, do restaurante de comida mineira Dona Lucinha (SP), tem conhecimento de causa e tradição. Para quem quiser se aventurar na cozinha, ela ensina alguns segredinhos para deixar os doces pra lá de gostosos.

Veja como fazer doce de leite de corte, doce de batata roxa, doce de batata e doce de leite puxa. Foto: Edu CesarDoce de batata roxa: 1kg de batata roxa, 500g de açúcar, cravo e canela a gosto (opcional) e suco de 1 limão. Foto: Edu CesarCozinhe as batatas com 1 xícara de água e bata no liquidificador. Em um tacho, coloque o purê e o açúcar. Mexa até desgrudar do fundo da panela. Foto: Edu CesarO ponto deve ser este: macio, brilhante e quase cremoso. Para dar brilho ao doce, coloque o limão quando começar a encorpar. Foto: Edu CesarFaça colheradas e sirva.. Foto: Edu CesarUma opção diferente é tirar o doce um pouco antes do ponto e servir em copinhos. Foto: Edu CesarO doce de batata doce segue o mesmo modo de preparo. Para esta receita, você vai precisar de 1kg de batata doce e 500g de açúcar. Foto: Edu CesarA consistência fica assim. Deu água na boca?. Foto: Edu CesarFaça colheradas e sirva. Foto: Edu CesarO doce de leite pode ter resultados diferentes dependendo do modo de preparo. Você pode usar 2 litros de leite tipo A e 4 xícaras(chá) de açúcar. Foto: Edu CesarLeve ao tacho de cobre, mexendo sempre até obter ponto de bala. Para testar, mergulhe um pouco do doce na água fria. Ele deve estar puxa. Foto: Edu CesarEm ponto mais macio, dá para fazer bolinhas puxa-puxa. Foto: Edu CesarSe o doce tiver no ponto de bala dura, poderá ser cortado em quadradinhos quando esfriar. Foto: Edu CesarPara quem gosta de um doce de leite, mais escurinho e também de corte use esta receita: 5 litros de leite integral, 1 kg de açúcar, canela em pau. Foto: Edu CesarLeve todos os ingredientes para o cobre de tacho e cozinhe até chegar  o ponto de bala dura. Foto: Edu CesarAs receitas e as dicas são de Elzinha Nunes, do restaurante Dona Lucinha com unidades em São Paulo e Minas Gerais. Foto: Edu Cesar

Veja as receitas:

Doce de batata roxa
Doce de batata doce
Doce de leite com canela
Doce de leite de corte

Leia tudo sobre: festa junina

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas