Conheça a crepioca

Por Ana Lucia Silva , iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

A nova mania da academia combina goma de tapioca e ovos para uma massa sem glúten e sem lactose. Veja como preparar

Crepioca pode ganhar diversos recheios, como a versão pizza
Edu Cesar
Crepioca pode ganhar diversos recheios, como a versão pizza


O nome estranho e até engraçado, junção de crepe e tapioca, refere-se a um prato simples e fácil de ser preparado. Ovo, goma de tapioca e um recheio a escolha do freguês valem por uma refeição, como um café da manhã reforçado. A crepioca é balanceada, dá energia e garante saciedade. A massa básica tem 125 kcal, um valor energético quase 10% menor do que um pão francês.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

O alimento ainda tem a vantagem de combinar proteínas e carboidratos e não conter glúten e nem lactose em sua composição. "O glúten é uma proteína vegetal que confere elasticidade e maciez à massa. Está presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. Ela funciona como uma cola nas massas e também no intestino, inibindo a absorção de nutrientes", explica a consultora gastronômica funcional Lidiane Barbosa. "A retirada do glúten da alimentação diminui os processos inflamatórios, melhorando a absorção dos micronutrientes e isso pode ser um grande aliado na perda de peso", completa.

A nutricionista Amanda Regina, do Tear Espaço Terapêutico e Nutricional, de São Paulo, sugere servir a crepioca com suco verde para dar mais disposição. Para não cair na rotina é só variar os recheios, que podem ser doces ou salgados. No passo a passo abaixo, Amanda ensina a preparar a massa básica, uma versão pizza, outra oriental e ainda uma opção doce.

Massa básica: 1 ovo, 1 clara, 1 colher (sopa) de goma de tapioca hidratada e sal a gosto. Foto: Edu CesarEm uma tigela coloque o ovo... Foto: Edu Cesar...e a clara. Foto: Edu CesarBata bem com a ajuda de um fouet. Foto: Edu CesarAcrescente a goma de tapioca já hidratada. Foto: Edu CesarFinalize com uma pitada de sal. Foto: Edu CesarMisture bem para ficar bem homogêneo. Foto: Edu CesarEm uma frigideira, despeje a mistura. Foto: Edu CesarDeixe o ovo começar a cozinhar . Foto: Edu CesarA mistura deve criar uma casquinha parecida com uma panqueca. Foto: Edu CesarVire e deixe cozinhar por completo. Foto: Edu CesarA massa fica assim depois de pronta. Ela pode ser servida desse jeito ou ainda pode ser recheada. Foto: Edu CesarCrepioca pizza: 1 colher (sopa) de manjericão, 1 tomate sem semente, 1 colher (chá) de azeite e sal a gosto. Foto: Edu CesarFaça a crepioca e espalhe o tomate cortado em cubos por toda a superfície. Foto: Edu CesarTempere com sal... Foto: Edu Cesar...azeite... Foto: Edu Cesar...e folhas de manjericão. Foto: Edu CesarA versão pizza tem aproximadamente 180 calorias. Foto: Edu CesarCrepioca oriental: 3 colheres (sopa) de shimeji, 1 colher (sopa) de gergelim preto, 1 colher (chá) de azeite, 1/2 colher (sopa) de shoyo light. Foto: Edu CesarEm uma frigideira, coloque metade do azeite. Foto: Edu CesarJunte o shimeji ou o cogumelo de sua preferência. Foto: Edu CesarSalteio o cogumelo até a água secar. Foto: Edu CesarColoque o gergelim preto e... Foto: Edu Cesar... acrescente  a outra metade do azeite. Foto: Edu CesarFinalize com o shoyo. Foto: Edu CesarFaça a massa básica e recheie a crepioca. Foto: Edu CesarO prato pronto tem 290 calorias. Foto: Edu CesarCrepioca doce: 1 banana nanica, 1 colher (sopa) de nozes e canela a gosto. Foto: Edu CesarCorte a banana em fatias e preencha a crepioca. Foto: Edu CesarUma pitadinha de canela garante um toque de sabor. Foto: Edu CesarComplete com a crocância das nozes picadas na faca. Foto: Edu CesarA versão doce está pronta e sem usar açúcar. Ela tem 300 calorias. Foto: Edu CesarAs dicas e receitas são da nutricionista Amanda Regina, do espaço Tear Nutrição (Rua Georgia, 1016, Brooklin).. Foto: Edu Cesar

A receita de Lidiane é um pouco diferente, mas também da certo. "Eu gosto de pincelar a frigideira com uma colher (café) de óleo de coco para evitar que ela grude. Para agregar nutrientes e funcionalidades, podemos acrescentar uma colher de sopa de semente de chia ou uma colher de sopa de semente de linhaça ou amaranto ou até mesmo biomassa de banana verde", ensina. Para versões doces, ela sugere adoçar com açúcar de coco, que tem baixo índice glicêmico, ou usar cacau.  

Leia tudo sobre: Crepioca

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas