Aprenda a fazer seu próprio bem-casado

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Receita simples é opção para quem quer fazer sua própria lembrancinha

Bem-casado, bem-nascido, bem-vivido. Embora seja o queridinho das noivas mais tradicionais e por isso tenha ganhado notoriedade com o nome de bem-casado, qualquer ocasião pode ser motivo para distribuir o doce que tradicionalmente mistura massa fofa e aerada com recheio de doce de leite.

Apesar de um pouco demorado (40 minutos de preparo mais 2 horas de secagem), não requer o domínio de técnicas avançadas. Quer dar um toque especial à qualquer festa ou ocasião? A confeiteira Anastácia Rocha dá a dica para que saia tudo certo: “é muito importante que os ovos estejam na temperatura ambiente e o forno pré-aquecido na temperatura certa (230ºC) para que o bem-casado cresça direito”.

Confira o passo a passo:

Além de dar um toque pessoal à cerimônia, o bem-casado caseiro ajuda a economizar. Veja a receita:. Foto: Edu CesarPara a massa: 1 xíc. (chá) de farinha de trigo, 1 xíc. (chá) de açúcar, 5 ovos, 1 col. (sopa) de essência de baunilha, 1 col. (café) de fermento em pó, ¼ xíc. (chá) de amido de milho. Foto: Edu CesarPara o recheio: 500g de doce de leite cremoso. Foto: Edu CesarPara a calda: 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 xícara (chá) de água quente. Foto: Edu CesarColoque os ovos (temperatura ambiente) em uma tigela e, com o auxílio de uma batedeira, bata em velocidade alta (também pode ser feito com a mão).. Foto: Edu CesarSiga batendo até que a mistura dobre de volume (cerca de 10 a 15 minutos). Foto: Edu CesarDespeje, então, o açúcar... Foto: Edu Cesar... e a essência de baunilha. Bata mais um pouco. Foto: Edu CesarCom a batedeira em velocidade baixa, adicione a farinha... Foto: Edu Cesar... o amido de milho e o fermento em pó. Misture até que tudo fique homogêneo. Foto: Edu CesarMexa mais um pouco com uma colher ou espátula... Foto: Edu Cesar... e despeje a massa sobre uma forma forrada com papel manteiga. Foto: Edu CesarDistribua bem a massa sobre a forma... Foto: Edu Cesar... e leve ao forno por 15 minutos (230ºC). Dica: é de vital importância que o forno esteja pré-aquecido na temperatura certa. Foto: Edu CesarRetire, então, a massa do forno... Foto: Edu Cesar... e despeje um pouco de farinha para facilitar o corte. Foto: Edu CesarCom o auxílio de uma fôrma redonda, faça diversos círculos com a massa. Esta receita rende aproximadamente 22 bem-casados. Foto: Edu CesarDestaque os círculos de massa recém-feitos e coloque metade deles sobre uma tigela. Foto: Edu CesarUse um saco de confeiteiro para despejar de maneira uniforme o doce de leite sobre a massa. Foto: Edu CesarCaso não tenha um saco de confeiteiro, uma espátula pode ser usada para distribuir o recheio. Foto: Edu CesarCubra o recheio com os círculos de massa que sobraram. Foto: Edu CesarPara fazer a cobertura, junte o açúcar, a água quente e a essência de baunilha em uma tigela. Deixe esfriar por alguns minutos antes de usar. Foto: Edu CesarCom a cobertura já fria, mergulhe apenas um dos lados do bem-casado na tigela. Foto: Edu CesarDistribua os doces em uma travessa e deixe secar por cerca de duas horas. Embrulhá-los ainda úmidos pode gerar mofo. Foto: Edu CesarUma das maneiras populares de embrulho é esta: coloque um retângulo de papel celofane sobre um retângulo maior de papel crepom... Foto: Edu Cesar... e coloque o bem casado sobre o papel. Foto: Edu CesarEmbrulhe o doce... Foto: Edu Cesar... passe um laço... Foto: Edu Cesar... e corte as pontas do laço. Foto: Edu CesarPronto, o bem-casado já pode ser servido. Foto: Edu CesarA receita e as dicas são da confeiteira Anastácia Rocha (www.anastaciarocha.com) . Foto: Edu Cesar


Leia tudo sobre: Passo a passoBem-casado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas