Banana é ingrediente versátil

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Saudável e brasileiríssima, a fruta pode servir também para pratos salgados e ir muito além da sobremesa

A banana vai bem da entrada à sobremesa . Foto: Thinkstock/Getty ImagesPeixe na folha de bananeira. Foto: DivulgaçãoFarofa de banana. Foto: DivulgaçãoEspetinho de camarão com banana. Foto: DivulgaçãoPeixe com arroz de banana. Foto: DivulgaçãoTorta espuma de banana com chocolate. Foto: DivulgaçãoBanana cristal. Foto: Divulgação

A banana é presença garantida na alimentação dos brasileiros. Seja no aperitivo, no prato principal ou na sobremesa, a fruta conquista paladares ao incrementar receitas simples e corriqueiras. “Tudo vai muito bem com banana”, atesta Fátima Freitas, professora de pós-graduação em Cozinha Brasileira do Senac. “A fruta proporciona um sabor que equilibra tanto pratos gordurosos quanto pratos ácidos”, explica.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

São muitas opções de receitas salgadas com banana: farofa de banana, purê, arroz com banana e castanha de caju, virado de banana, peixe à bananeira, entre outros. Adotar o costume de cozinhar com essa fruta é fácil. Renata Vanzetto, chef do Marakuthai, usa o ingrediente em diversos pratos do restaurante e dá a dica: “a banana escurece muito rapidamente, então é importante sempre descascar na hora de usar, não deixar pronto antes”.

As variedades nanica e ouro são perfeitas para a elaboração de doces, por conta do sabor mais adocicado. Já em pratos salgados, as preferidas são a banana–da-terra e a prata. Mauricio Ganzarolli, chef-proprietário do Bananeira e do extinto Banana Sushi, explica: “a banana-da-terra tem uma textura mais firme, então ela pode ser refogada sem perder a consistência”. O chef destaca ainda o sabor neutro desta variedade, que, segundo ele, “dá um toque especial, sem assumir o papel de protagonista”.

Renata, que utiliza com mais frequência a banana prata, vê na espécie um sabor mais marcante. “Ela é um pouco mais doce (do que a banana-da-terra), mas não excessivamente. A comida ganha um sabor agridoce que eu gosto muito”, conta.

O que mais você precisa saber para colocar a fruta de vez no cardápio semanal? “Cozinhar com a banana é muito simples. É muito mais uma questão de costume do que de técnica”, garante Fátima, antes de deixar apenas um conselho: “use banana madura. Sempre”.

Mais do que o sabor marcante, Ganzarolli vê no ingrediente um símbolo que vai muito além de suas propriedades. “A banana tem uma identidade brasileira, um apelo de brasilidade. É uma fruta que teve uma adaptação extraordinária aqui.”

A banana surgiu na Ásia, foi levada à Europa pelos árabes e trazida ao Brasil pelos portugueses. Celebrada nos chapéus e nos shows de Carmen Miranda e também na voz de Jorge Ben Jor na música “O Vendedor de Bananas”, no entanto, é difícil pensar em uma fruta mais enraizada na cultura brasileira.

Além da identificação, a banana tem uma propriedade importante: melhora o humor e a qualidade do sono. “É fonte de triptofano, um aminoácido importante para a produção de serotonina, o neurotransmissor do bom humor e do bem estar”, explica a nutricionista Lívia Hasegawa.

Livia recomenda o consumo de ao menos uma banana por dia. “É uma fruta rica em fibras, vitamina C, potássio, magnésio e carboidratos. É muito saudável!”, finaliza a nutricionista.

Mais pratos com banana
Peixe na folha de bananeira
Torta espuma de banana
Peixe com arroz de banana
Espetinho de camarão com banana
Banana cristal

Veja também outras receitas com banana

Leia tudo sobre: Banana

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas