Tapioca chique

Por Ana Lucia Silva , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Veja passo a passo como preparar versões incrementadas do quitute tipicamente nordestino

Tapioca fica uma delícia no café da manhã, no almoço, na sobremesa ou ainda servida como petisco. Repaginado, o prato tipicamente nordestino ganhou novos recheios e apresentações mais elaboradas. Prova disso é o menu do restaurante paulistano Micaela comandado pelo chef Fábio Vieira. Ele criou uma opção com cogumelos e outra com queijos brasileiros que são fechadas por uma casquinha de queijo derretido. Sucesso garantido por lá. 

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Para quem ficou com água na boca, Fábio ensina abaixo como fazer essas delícias em casa. A prepraração é simples e dá para variar os recheios de acordo com o gosto e a ocasião. Prepare uma frigideira quente, os ingredientes e faça tapiocas fresquinhas.

Aprenda fazer tapioca com dois recheios diferentes. O primeiro, servido como petisco, leva shimeji, queijo e rúcula. Foto: Edu CesarSepare 200g de polvilho doce, água q.b., sal, 100g de shimeji preto, 1/2 col. (sopa) de manteiga, 45 ml de shoyu, 2 dentes de alho, 200g de queijo manteiga e  6 folhas de rúcula. Foto: Edu CesarEm uma frigideira, derreta a manteiga. Foto: Edu CesarAcrescente o alho amassadinho e deixe refogar. Foto: Edu CesarColoque o shimeji... Foto: Edu Cesar...e deixe incorporar o sabor. Foto: Edu CesarFinalize com shoyo, o molho de soja. Foto: Edu CesarDeixe dois minutos em fogo médio, desligue e reserve. Foto: Edu CesarEm uma frigideira plana, acrescente o polvilho com a ajuda de uma peneira de granulação média. Cubra todo o fundo. Foto: Edu CesarLeve ao fogo baixo e deixe cozinhar até que a massa fique unida como se fosse uma panqueca. Foto: Edu CesarNo centro da tapioca, coloque uma camada de queijo. Foto: Edu CesarDepois é a vez do cogumelo. Foto: Edu CesarComplete com a rúcula selvagem. Foto: Edu CesarFeche a massa de um lado... Foto: Edu Cesar...e vire-a para fechá-la completamente. Foto: Edu CesarNa mesma frigideira, coloque uma camada de queijo  ao lado da tapioca. Foto: Edu CesarPara selar a tapioca, coloque a abertura da massa sobre o queijo, pressione e deixe derreter. Foto: Edu CesarDeixe o queijo ficar bem douradinho e retire. Foto: Edu CesarCorte a tapioca em diversas fatias grossas, prenda por um palito e sirva. Foto: Edu CesarA próxima receita é de tapioca com queijos brasileiros. O modo de preparo é bem parecido. Foto: Edu Cesar200g de polvilho doce, água, sal, 100g de meia cura, 100g de queijo cabacinha, 100g de queijo coalho, 200g de queijo manteiga, alecrim, tomilho, ciboulette e manjericão. Foto: Edu CesarNa frigideira plana, acrescente o polvilho com a ajuda de uma peneira. Forre todo o fundo e leve ao fogo baixo até formar uma massinha. Foto: Edu CesarNo centro da tapioca, coloque as camadas de queijo... Foto: Edu Cesar... por último, uma camada das ervas picadas. O ideal é usar 1 colher (café) de cada uma delas. Foto: Edu CesarFeche bem a tapioca, unindo as pontas para o centro. Foto: Edu CesarColoque o queijo ralado diretamente na frigideira e feche a tapioca. Foto: Edu CesarDeixe dourar bem e retire. Foto: Edu CesarSirva imediatamente com uma saladinha verde ao lado. Foto: Edu CesarAs receitas e as dicas são do chef Fábio Vieira, do Micaela (Rua José Maria Lisboa, 228, Jardins, São Paulo, tel. 11 3473-6849) . Foto: Edu Cesar


Leia tudo sobre: TapiocaPetiscoShimejiQueijo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas