Nhoque sem erros

Por Rafael Bergamaschi , especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Dicas simples para não errar no preparo do prato italiano

Preparar o próprio nhoque é mais fácil do que parece. “Não tem muito segredo, basta ter bons ingredientes, paciência e carinho”, garante Benny Burattini, restaurateur do Mangiare Gastronomia. Mesmo sem segredos mirabolantes para que o nhoque saia perfeito, há algumas dicas para não errar.

“O maior inimigo do nhoque é a umidade”, explica Burattini. Por isso, ele aconselha que sejam usadas batatas bem maduras, quase passadas. A farinha (do tipo 00), no entanto, deve ser nova. “Se a farinha está a um tempo aberta, é importante secar na frigideira, depois passar numa peneira, para ela perder um pouco da água”, aconselha.

Outra dica é preparar a massa com as mãos. “Se você usa uma batedeira, o glúten trabalha demais e a massa fica elástica, perde o ponto”, diz o restaurateur antes de acrescentar: “o calor da mão, este trabalho mais artesanal faz toda a diferença”. Depois de cozinhar o nhoque, doure a massa em uma frigideira para obter mais sabor e consistência.

Além do preparo simples, outra característica do nhoque é a versatilidade. “Dá para fazer com batata doce, Asterix ou com mandioquinha... são muitas possibilidades”, diz o chef. As sugestões de molhos também são várias: bolonhesa; sugo; gorgonzola com pera; manteiga com sálvia. A massa vai bem com quase tudo.

Fazer o próprio nhoque em casa é mais fácil do que parece. Confira a receita.. Foto: Edu CesarVocê vai precisar de: 1kg de batata; 1 ovo caipira (de boa procedência); 300g de farinha de trigo (tipo 00).. Foto: Edu CesarDepois de cozinhar a batata e fazer um purê, comece adicionando a farinha, aos poucos, ao purê. . Foto: Edu CesarAmasse bem, espalhando a farinha de maneira uniforme em toda a massa.. Foto: Edu CesarVá adicionando farinha até que a massa deixe de grudar nos dedos.. Foto: Edu CesarDespeje, então o ovo... Foto: Edu Cesar... e misture bem. Foto: Edu CesarTempere com um pouco de pimenta do reino e sal, depois reserve por cerca de 15 minutos, para que a massa ‘descanse’. Foto: Edu CesarPegue, então, pequenas porções de massa e enrole. Foto: Edu CesarQuando a massa atingir a grossura desejada ela estará pronta para ser cortada. Foto: Edu CesarCorte a massa, fazendo pequenas ‘almofadinhas’. Foto: Edu CesarDespeje o nhoque em uma panela com água fervente. Foto: Edu CesarEm outra panela, prepare o molho de tomate. Foto: Edu CesarO nhoque deve chegar ao ponto em aproximadamente 5 minutos. Quando as bolinhas começarem a subir até a superfície da panela, já pode retirar. Foto: Edu CesarRetire, então, o nhoque da panela... Foto: Edu Cesar... e despeje-o sobre uma frigideira bem quente com manteiga. Refogue por cerca de 2 minutos. Foto: Edu CesarCom o nhoque no prato, despeje o molho de tomate... Foto: Edu Cesar... e pronto. O nhoque já pode ser servido. Foto: Edu CesarA receita e as dicas são do restaurateur Benny Burattini, do Mangiare Gastronomia (Av. Imperatriz Leopoldina, 681 – São Paulo). Foto: Edu Cesar


Leia tudo sobre: NhoquePasso a passo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas