Faça pudim de chocolate cremoso

Por Ana Lucia Silva , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

O chef confeiteiro César Yukio ensina todos os passos para a versão gourmet do doce. Vai ser difícil resistir

Pudim é uma das sobremesas brasileiras mais clássicas. É difícil encontrar alguém que não goste da consistência macia e da calda açucarada. Para entrar no clima de Páscoa, pedimos para o chef confeiteiro César Yukio ensinar uma versão chocolátra do doce. A receita escolhida fica cremosa e balanceada com chocolate 70% cacau e calda de caramelo. 

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Quem preferir, pode fazer a versão tradicional do pudim de leite condensado. É só retirar o chocolate da receita.  Veja o passo a passo:

Aprenda a fazer pudim de chocolate lindo e cremoso. Foto: Edu CesarComece pela calda de açúcar:  250g de açúcar cristal, 5ml de suco de limão e 150ml de água. Foto: Edu CesarEm uma panela, coloque o açúcar cristal.... Foto: Edu CesarAdicione o suco de limão... Foto: Edu Cesar...e 50ml de água. Foto: Edu CesarLeve ao fogo sem mexer e deixe caramelizar. O limão é importante porque deixa a calda menos quebradiça e menos doce. Foto: Edu CesarAcrescente o restante da água e deixe cozinhar por 5 minutos. Foto: Edu CesarO caramelo deve atingir um ponto de fio, aproximandamente uma temperatura de 108ºC. Foto: Edu CesarDespeje o caramelo na forma em que o pudim será assado, gire a calda e reserve. . Foto: Edu CesarPudim: 325g de leite condensado, 500g de creme de leite fresco, 125g de gemas, 5ml de extrato de baunilha, 150g de chocolate 70% cacau, 50g de raspas de chocolate. Foto: Edu CesarLeve para ferver o creme de leite fresco. Foto: Edu CesarQuando ferver, adicione o creme de leite ao chocolate meio amargo. Foto: Edu CesarMexa bem até que ele se dissolver por completo. Foto: Edu CesarEm um bowl, misture bem o leite condensado com as 7 gemas. Foto: Edu CesarAcrescente o extrato de baunilha. Foto: Edu CesarMisture bem até ficar homogêneo. Foto: Edu CesarColoque a mistura de ovos no chocolate e mexa . Foto: Edu CesarDespeje o pudim na forma caramelada. Foto: Edu CesarLeve ao forno pré-aquecido a 100ºC por cerca de 2h ou até  o meio estar firme. Se você fizer no forno à gás, deixe-o entreaberto . Foto: Edu CesarRetire do forno e leve à geladeira até ficar firme. Foto: Edu CesarDesenforme o pudim.  Se ele não quiser descer, esquente o fundo da forma no fogão. Foto: Edu CesarDecore o pudim com raspas de chocolate na hora de servir. Foto: Edu CesarO pudim fica cremoso e bem liso.  Para uma versão com os furinhos, substitua o creme de leite por leite e e as gemas por 3 ovos inteiros. Foto: Edu CesarA receitas e as dicas são do chef confeiteiro Cesar Yukio (cesaryukio.com.br). Foto: Edu Cesar
Leia tudo sobre: Pudim de chocolatePáscoaSobremesaPasso a passo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas