Aprenda a fazer três drinques para o Natal

O barman Renato Amaral, do bar do hotel Tivoli (SP), ensina a preparar coquetéis de frutas com licor, vodca ou cachaça para surpreender os convidados na ceia

Alessandra Oggioni , especial para o iG São Paulo |

Além de servir o tradicional espumante na ceia de Natal, a celebração pode ficar mais incrementada com três coquetéis fáceis de fazer e com uma “roupagem” para as festas de fim de ano. O desafio foi proposto ao barman Renato Amaral, do Narã, bar do hotel Tivoli (SP). Ele ensina o passo a passo para preparar os drinques que levam as cores natalinas e utilizam frutas, licores, vodca e cachaça.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER 

O primeiro coquetel, batizado de Natal Siciliano, leva limão siciliano e licor de melão. Junto com uma cereja que decora o drinque, ele tem as cores características do Natal: verde e vermelha. O profissional aconselha servir na taça tipo martini, para deixar a bebida mais sofisticada.

Já a segunda sugestão, Sonho de Natal, tem a coloração predominante das festas natalinas, já que leva frutas vermelhas. Com amoras, morangos, framboesas e mirtilos, o drinque é feito com vodca, mas tem também um toque de licor, o que o deixa mais adocicado.

A terceira bebida que Renato ensina a fazer é a Vitória, que traz como ingredientes centrais a tangerina, a lima da pérsia e um pouco de cachaça. “Neste caso, pensamos em oferecer uma opção que fosse suave e refrescante, que seguisse o clima tranquilo e de alegria do Natal brasileiro”, ressalta Renato Amaral. Veja o passo a passo de cada coquetel.

Natal Siciliano: 30ml de suco de limão siciliano, 30ml de licor de melão, 30ml de licor Cointreau, 1 colher (chá) de açúcar, gelo e cereja para decorar . Foto: Edu CesarColoque gelo a gosto na coqueteleira. Foto: Edu CesarAgregue uma colher (chá) de açúcar. Foto: Edu CesarEm seguida, acrescente o suco de limão siciliano. Foto: Edu CesarColoque também o licor Cointreau . Foto: Edu CesarAgora, adicione o licor de melão . Foto: Edu CesarMexa bem os ingredientes na coqueteleira. Foto: Edu CesarCoe antes de colocar na taça martini. Foto: Edu CesarPara finalizar, coloque uma cereja no fundo, para decorar e deixar o drinque com as cores do Natal. Foto: Edu CesarSeu drinque Natal Siciliano já pode ser servido. Foto: Edu CesarSonho de Natal: 60ml de vodca  Raspberry, 1 “dash” de licor Cointreau, 2 amoras, 2 framboesas, 2 mirtilos (blueberry), 3 morangos ,1 colher (chá) de açúcar e gelo a gosto . Foto: Edu CesarEm um copo de caipirinha, coloque duas amoras, dois morangos, duas framboesas e dois mirtilos . Foto: Edu CesarAgregue uma colher (chá) de açúcar. Foto: Edu CesarMacere bem, até ficar uma espécie de creme de frutas vermelhas. Foto: Edu CesarEm seguida, encha o copo com gelo. Foto: Edu CesarDepois, coloque um “dash” (pequena medida, cerca de 1 ml) de licor Cointreau e complete com a vodca Raspberry . Foto: Edu CesarMisture tudo com uma colher tipo “bailarina” . Foto: Edu CesarFaça um corte no morango que restou (pode deixar até com a folhinha)... Foto: Edu Cesar... e coloque a fruta na borda do copo para decorar. Foto: Edu CesarO Sonho de Natal está pronto. Foto: Edu CesarVitória: 1/2 lima da pérsia, 1/2 tangerina, 60ml de cachaça, 10ml de licor de maçã, 3 fatias de maçã, 1 colher (chá) de açúcar e gelo a gosto . Foto: Edu CesarColoque em uma coqueteleira a lima da pérsia cortada em pedacinhos, com casca e tudo. Foto: Edu CesarAcrescente também os pedaços de tangerina (igualmente com casca). Foto: Edu CesarEm seguida, adicione o açúcar. Foto: Edu CesarMacere bem, até despedaçar bem as frutas. Foto: Edu CesarEm seguida, agregue o licor de maçã . Foto: Edu CesarDepois, coloque pedras de gelo quanto baste. Foto: Edu CesarE complete com a cachaça de sua preferência. Foto: Edu CesarAgora, bata tudo na coqueteleira. Foto: Edu CesarCoe o líquido em uma taça margarita. Foto: Edu CesarDecore a borda da taça com três fatias de maçã cortadas bem fininhas  . Foto: Edu CesarDepois de tanto capricho, é só servir aos seus convidados. Foto: Edu CesarAs receitas e dicas são do barman Renato Amaral, do Narã, bar do hotel Tivoli (Al. Santos,  1437, São Paulo). Foto: Edu Cesar

Leia mais: Sobremesas de Natal

Leia tudo sobre: especial natalTivolidrinques

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG