O prazer de cozinhar só para você

Novo livro da norte-americana Judtih Jones dá dicas práticas e ensina receitas fáceis para que o cozinhar apenas para um seja uma tarefa prazerosa e divertida

Ana Lucia Silva , iG  São Paulo |

Divulgação
O livro de Judith Jones dá dicas e receitas para cozinhar para um sem monotonia

A editora Judith Jones é bastante famosa e respeitada no meio editoral norte-americano. Adivinha qual é um dos seus temas preferidos? Gastronomia. Foi ela quem acompanhou a edição da  bíblia das donas de casa dos Estados Unidos, o "Mastering the Art of French Cooking", de Julia Child e toda a carreira da cozinheira e apresentadora de TV.

Publicou vários livros de sua autoria e repartiu a paixão em três edições culinárias com o marido Evan Jones. Hoje viúva, Judith lança o livro "O prazer de cozinhar só para você" (editora Verus, R$ 42), mostrando a sua redescoberta da cozinha e provando que a paixão pela comida vai muito além da premissa de que enfrentar o fogão para preparar uma só refeição é uma chatice.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

No novo livro, Judith ensina receitas e dá dicas básicas para se cozinhar para uma pessoa, sem desperdícios e de maneira prática. Uma lista de utensílios e uma lista básica de ingredientes para se ter na despensa também ajudam quem quer começar a se aventurar por entre as panelas.

"O segredo de cozinhar para uma pessoa de forma divertida e criativa é não encarar uma refeição como algo único e isolado, mas compreender que cozinhar em casa é um processo constante, com um prato levando a outro". Siga outros conselhos de Judith:

- Cozinhe carnes inteiras, a ideia é sobrar e poder ser aproveitada em outras preparações, que a autora chama de rodadas. Um ragu de ossobuco e rabo de boi pode se transformar em rabo de boi com canjica ou polenta e penne com molho de carne. Preparações com sabores diferentes e a mesma base de ingredientes.

- Quando for fazer compras, já planeje o que você pretende fazer para a semana inteira  e leve em consideração o que pode ser reaproveitado.

- As sobras são "tesouros da geladeira". Basta ter criatividade e mente aberta. Use temperos variados e estilos diferentes de cozinha e substitua ingredientes, se precisar.

- Sinta os alimentos e prove, nem tudo precisa de medidas exatas. Um poquinho de vinho, uma pitada de sal, com o tempo você tem a noção de quanto precisa para ficar bom.

- Ovo  pode ser o melhor amigo de quem cozinha para si. Mas atenção, compre só o que for utilizar. Assim você garante ovos fresquinhos sempre.

- Legumes  podem ser recheados, assados e serem utilizados em molhos, recheios, saladas, pudins salgados e acompanhamentos.

Confira três receitas do livro para se fazer um fraldinha:
BIFE DE FRALDINHA
CARNE COM MOLHO GRIBICHE (segunda rodada)
GRATINADO DE CARNE BOVINA, COGUMELOS E FARELO DE PÃO (terceira rodada)

Leia mais: Novidades para rechear a biblioteca

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG