Batata frita com jeitinho espanhol

Aprenda passo a passo a fazer as papas bravas, tapa tradicional que faz o maior sucesso

Ana Lucia Silva , iG São Paulo |

Batata frita é sucesso mundial. Cada lugar do mundo serve as suas fritas com um temperinho local. No Brasil, não é difícil encontrar as batatinhas cobertas por queijo, enquanto nos Estados Unidos, uma bela cobertura de cheddar e bacon crocante dá uma outra vida ao prato. No Canadá, o poutine mergulha as batatas em caldo de carne. Sem contar quandos elas são acompanhamentos fundamentais, como o clássico inglês fish and chips. 

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Com tanta variedade, uma versão espanhola não poderia faltar. São as papas bravas com muito molho de tomate picante e maionese para completar. O chef Edber Mazzoni, do restaurante espanhol Venga!, ensina a fazer uma das tapas mais tradicionais do país. É fácil perceber como a pimentinha faz a diferença.

Faça batatas bravas para animar a próxima reunião com os amigos. Foto: Edu Cesar600g de batatas, 30g de sal grosso, louro, alecrim, tomilho e sálvia, 1 cabeça de alho, 500g de tomate, pimentas dedo-de-moça e malagueta, catchup, extrato de tomate e mel. Foto: Edu CesarCorte as batatas asterix ao meio. Foto: Edu CesarCorte a batata, formando losangos. Desse jeito fica mais fácil de retirar os pedaços depois que elas forem cozida. Foto: Edu CesarColoque as batatas em uma panela e acrescente o sal grosso. Foto: Edu CesarJuste 3 folhas de louro e o ramo de alecrim. Foto: Edu CesarAcrescente os 4 ramos de sálvia e o tomilho... Foto: Edu Cesar... e a cabeça de alho cortada ao meio. Foto: Edu CesarColoque água até cobrir e deixe cozinhar até que a batata fique macia. Foto: Edu CesarEnquanto isso, prepare os tomates. Para tirar a pele com mais facilidade, faça uma cruz leve no tomate. Foto: Edu CesarJogue os tomates em água fervendo por alguns minutos. Foto: Edu CesarRetire os tomates e coloque-os em uma tigela com gelo e água. Foto: Edu CesarDessa maneira, fica fácil, fácil de retirar a pele. Foto: Edu CesarCorte os tomates grosseiramente e reserve . Foto: Edu CesarEm uma assadeira, coloque as 3 pimentas dedo-de-moça e as 10 pimentas malaguetas regadas com azeite. Leve ao forno a 200ºC por 3 minutos. Foto: Edu CesarNo liquidificador, coloque os tomates e as pimentas e o azeite de seu cozimento. Foto: Edu CesarAcrescente 100g de catchup e o 50g de extrato de tomate... Foto: Edu Cesar... e 1 colher (sobremesa) de mel. Foto: Edu CesarTempere com o sal a gosto. Foto: Edu CesarBata bem até obter uma consistência de molho. Foto: Edu CesarHora de fritar as batatas. Separe os losango de batata e frite por imersão em óleo bem quente. Foto: Edu CesarQuando as batatas estiverem bem douradinhas, retire do óleo e escorra o excesso. Foto: Edu CesarAntes de servir, deixe as batatas escorrerem em papel-toalha. Foto: Edu CesarNa hora de montar o prato, coloque as batatas e depois um pouco de maionese. Foto: Edu CesarFinalize com o molho de tomate picante, a característica mais forte deste prato. Foto: Edu CesarSuas batatas bravas estão prontas. Pegue uma cervejinha gelada para acompanhar e equlibrar a ardência da pimenta. Foto: Edu CesarA receita e as dicas são do chef Edber Mazzoni, do restaurante Venga! (Rua Delfina, 196, Vila Madalena, 11 3097-9252). Foto: Edu Cesar

Leia mais: Churros passo a passo
Leia mais: Todos os passos do pata negra, o finíssimo jamón espanhol
Leia mais: Gazpacho, um prato que se come frio

Leia tudo sobre: Batata fritaPapas bravasBatatas bravas

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG