Aprenda a fazer biscoitinhos de avelã recheados com chocolate

Delícia para acompanhar um café quentinho ou um chá perfumado. Veja o passo a passo

Ana Lucia Silva , iG São Paulo

A chef Luciana Bonometti deixou a carreira financeira para apostar em uma receita que fazia sucesso no escritório onde trabalhava. Os biscoitinhos feitos por ela arrancavam os colegas do computador e do emaranhado de números rapidinho. Destes momentos surgiu a paixão. Ela deixou o emprego e foi aprender todos os truques do preparo de belos biscoitos na Itália. De volta a São Paulo, abriu a Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze e trouxe na mala receitas, técnicas e boas combinações. Afinal, quem não gosta de um bom docinho para acompanhar o café ou até presentear aquele amigo querido?

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Pedimos para a Luciana contar um de seus segredos. O escolhido foi o bacio di dama - ou em bom português, beijo de dama - com uma bolachinha de avelãs e recheio de chocolate. Deu água na boca? Não é difícil de fazer e fica uma delícia. Confira o passo a passo: 

Biscoitinho passo a passo. Foto: Edu CesarMassa: 250g de avelãs, 250g de manteiga sem sal, 200g de açúcar, 175g de farinha de trigo, 125g de fécula de batata. Foto: Edu CesarBata no processador as avelãs sem casca e o açúcar. Você pode substituir as avelãs por outras castanhas, se preferir. Foto: Edu CesarBata bem até obter uma farofa grossa e reserve. Foto: Edu CesarEm uma batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e cortada em pedacinhos. Foto: Edu CesarJunte a farofa de açúcar e avelã e bata com a raquete para fazer a cremagem, como é conhecida esse método de fazer biscoitos. Foto: Edu CesarDeixe bater até a mistura ficar clarinha. Foto: Edu CesarAcrescente a fécula de batata aos poucos, que pode ser trocada por amido de milho. Foto: Edu CesarJunte a farinha de trigo por último. Foto: Edu CesarBata bem até obter uma massa mais homogênea. Foto: Edu CesarAbra um pedaço de filme plástico sobre a bancada e coloque a massa. Foto: Edu CesarCubra com filme-plástico. Foto: Edu CesarAbra com o rolo até obter uma espessura de 0,5 centímetro. Foto: Edu CesarLeve à geladeira por pelo menos 1 hora para firmar. Foto: Edu CesarEnquanto a massa descansa, comece a fazer o recheio. Você vai precisar de 250g de chocolate meio amargo, 65ml de água e 65g de açúcar. Foto: Edu CesarDerreta o chocolate em banho-maria. Ele deve atingir uma temperatura de 50ºC. Foto: Edu CesarDissolva o açúcar na água e leve ao micro-ondas. Foto: Edu CesarDeixe aquecer até que o açúcar se dissolva por completo. Foto: Edu CesarIncorpore a mistura ao chocolate. Foto: Edu CesarDepois é só mexer. Este recheio, chamado de prince, pode ser usado também em coberturas e para bolos. Foto: Edu CesarSe ele começar a endurecer muito antes de rechear os biscoitos, é só colocá-lo um pouquinho no banho-maria. Foto: Edu CesarRetire a massa da geladeira e corte os biscoito com a ajuda de um cortador. Foto: Edu CesarVocê pode escolher o melhor tamanho e formato. O cortador ajuda a padronizar as bolachinhas e isto facilita na montagem. Foto: Edu CesarColoque em uma forma com um tapetinho de silicone, papel-manteiga ou untada só com manteiga. Lembre-se de deixar um espaço entre eles. Foto: Edu CesarLeve ao forno baixo pré-aquecido, cerca de 160ºC, por 20 minutos ou até começar a dourar nas bordas. Foto: Edu CesarEle fica clarinho e com umas pequenas rachaduras. Deixe esfriar. Foto: Edu CesarHora do rechear! Coloque o recheio em um saco de confeitar ou em um saquinho de freezer. Foto: Edu CesarRecheie os biscoitinhos. Cuidado para não exagerar e derramar na hora de fechar. Foto: Edu CesarFeche os biscoitinhos e espere o recheio secar e ficar mais consistente. Foto: Edu CesarOs biscoitinhos estão prontos. As dicas são da chef Luciana Bonometti, da Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze (Al Joaquim Eugênio de Lima, 1728, Jardim Paulista,  11 3384-5818 ). Foto: Edu Cesar

Leia mais: Como nasce o café

Leia mais: Conheça oito principais tipos de açúcar 

Leia tudo sobre: Biscoito de chocolatePasso a passo

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG