Dê uma cara nova para o filé-mignon

Veja três molhos que vão deixar a carne muito mais gostosa e com cara de festa

Ana Lucia Silva , iG São Paulo |

Para um filé-mignon ficar bom é só acertar o ponto certo da carne e temperar com sal e pimenta. Para um filé mignon ficar incrível, é só caprichar em um belo molho. Seguindo esta filosofia, procuramos o chef consultor Raphael Fagundes com a missão de fazer três molhos simples e deliciosos.

Aproveite o melhor do filé-mignon

Os ingredientes escolhidos foram cogumelos, vinho tinto e mostarda. Cada um deles usado em um preparo diferente dá uma nova cara para qualquer prato, e o melhor, sem muito trabalho.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Escolha um corte de filé mignon alto para começar. "Aqueça a frigideira e coloque um fio de azeite. Sele a carne de todos os lados em fogo alto. Finalize, colocando no forno  por 5 minutos para ao ponto e 10 minutos para bem passado", ensina o chef. Chegou a hora do molho, confira as três receitas passo a passo:

Filé mignon com molho de cogumelos. Foto: Edu Cesar1 xícara (chá) de shimeji, 1 xícara  (chá) de champignon, 1 colher (sopa) de manteiga, 150ml de creme de leite, 1 colher (sobremesa) de queijo gorgonzola, cebolinha, alho e salsinha a gosto. Foto: Edu CesarSele a carne de todos os lados em uma frigideira bem quente. Leve ao forno para finalizar. São 5 minutos para ao ponto e 10 para bem passada. Foto: Edu CesarEm uma frigideira aquecida, coloque a manteiga. Foto: Edu CesarJunte os dois tipos de cogumelo. Foto: Edu CesarSalteie os cogumelos. Foto: Edu CesarJunte o alho bem picadinho. Foto: Edu CesarAcrescente o creme de leite fresco. Foto: Edu CesarColoque o queijo gorgonzola dolce para dar cremosidade, ele é mais suave. Foto: Edu CesarFinalize com cebolinha e salsinha picadinha. Foto: Edu CesarSe você gostar, pode acrescentar um pouco de glace (um caldo de carne concentrado). Foto: Edu CesarDeixe reduzir e sirva quente. Foto: Edu CesarFilé mignon com molho de vinho. Foto: Edu Cesar1 xícara (chá) de vinho tinto, 2 colheres (sopa) de açúcar, alecrim a gosto, 2 dentes de alho, cubinhos de bacon. Foto: Edu CesarColoque o açúcar em uma panela e deixe caramelizar. Foto: Edu CesarA ideia é deixar o açúcar bem douradinho, mas cuidado para não queimar. Foto: Edu CesarAcrescente o vinho tinto e aqueça até dissolver todo o açúcar. Quanto melhor a qualidade do vinho, mais saboroso vai ficar. Foto: Edu CesarColoque um raminho de alecrim... Foto: Edu Cesar...e o alho. Foto: Edu CesarAcrescente o bacon já frito. Foto: Edu CesarDeixe reduzir até ganhar a consistência desejada. Sirva quente. Foto: Edu CesarFilé mingon com molho de mostarda. Foto: Edu Cesar1 xícara (chá) de creme de leite, 1 cebola, 1 colher (sopa) de mostarda dijon, 1 colher (sopa) de mostarda l'ancienne . Foto: Edu CesarCorte a cebola em fatias finas e coloque em um panela com um fio de azeite. Deixe caramelizar. Foto: Edu CesarAdicione o creme de leite fresco e deixe reduzir até a metade. Foto: Edu CesarCoe o molho para separar a cebola. Foto: Edu CesarMisture a mostarda de l'ancienne. Foto: Edu CesarJunte a mostarda dijon. Foto: Edu CesarMisture bem com o fouet para incorporar. Você pode servir frio ou quente. Foto: Edu CesarAs receitas são do chef consultor Raphael Fagundes. Foto: Edu Cesar

Leia mais: Aprenda a fazer uma gostosa carne de panela

Leia mais: Como fazer molho de tomate sem erros

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG