Hambúrguer de miojo

Aprenda passo a passo uma maneira diferente de utilizar o macarrão

Carla Sasso Laki , especial para o iG São Paulo |

Edu Cesar
Deu água na boca? O iG Receitas te ensina como fazer o hambúguer de miojo


Miojo sempre foi sinônimo de comida rápida, feita em casa, naquele momento em que a fome ou a preguiça são mais fortes do que a vontade de cozinhar. O macarrão instantâneo, produto típico da culinária japonesa, ganhou espaço no Brasil não só pela praticidade, mas também pelo baixo custo.

Versátil, ele pode ser utilizado em várias receitas simples (como o salgadinho de miojo) ou requintadas (veja como preparar um miojo chique ou com lagosta e limão cravo), mas tem chamado a atenção ao substituir o pão de um hambúrguer, ideia do chef Keizo Shimamoto, criador do Ramen Burger, em Nova Iorque.

Neste domingo (25), quando se comemora o Dia do Miojo, o chef Giuliano Garsodi, do Astolpho Burger Gourmet & Tartares ensina como preparar a versão brasileira dessa novidade.

Veja como fazer passo a passo nas fotos abaixo:

Ingredientes: 100g de macarrão instantâneo, 200g de hambúrguer, 100g de mix de cogumelos, 50g de queijo gruyere, alface e cebola roxa (a gosto).. Foto: Edu CesarComece o preparo cozinhando o miojo por três minutos.. Foto: Edu CesarEm uma frigideira derreta uma colher de manteiga com um pouco da água do cozimento do macarrão. . Foto: Edu CesarAcrescente uma pitada generosa do tempero pronto do macarrão instantâneo.. Foto: Edu CesarEscorra bem o macarrão. Foto: Edu CesarDespeje o miojo já escorrido na frigideira e dê uma salteada nesse macarrão.. Foto: Edu CesarReserve o macarrão em uma vasilha. Foto: Edu CesarCom uma colher, pressione levemente o macarrão para preencher os espaços. Use o aro de cortar hambúrguer ou algum pote redondo, como de sobremesa. Foto: Edu CesarDepois de 5 segundos retire o aro ou o objeto redondo com cuidado, para que o miojo não perca o formato.. Foto: Edu CesarGrelhe cada lado do miojo por 2 minutos ou até estar dourado.. Foto: Edu CesarAproveite para grelhar o hambúrguer. O chef Giuliano Garsodi recomenda que a carne esteja ao ponto, assim ela perde a cor do sangue, mas não perde os sucos.. Foto: Edu CesarColoque o queijo em cima da carne para derreter. Foto: Edu CesarComece a montagem: coloque uma camada de miojo em um prato. Foto: Edu CesarRetire o hambúrguer da chapa e coloque em cima do miojo. Foto: Edu CesarPara incrementar o hambúrguer, que tal um mix de cogumelos salteados na manteiga?. Foto: Edu CesarColoque o alface e a cebola roxa cortada em tiras. Foto: Edu CesarColoque a segunda camada de miojo, como se fosse o topo do pão. Foto: Edu CesarColoque um palito de bambu para fixar as duas camadas de miojo e a carne.. Foto: Edu CesarPara finalizar o prato, decore com pimenta dedo de moça e pimenta do reino.. Foto: Edu CesarChef Giuliano Garsodi e o hambúrguer de miojo do Astolpho Burger Gourmet & Tartares (R. Clodomiro Amazonas, 291) - Tel: (11) 3729-6030. Foto: Edu Cesar

Leia mais:
Sanduíche de pernil no pão de queijo
Miojo vegetariano

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG